top of page

Pesquisadora de saúde mental participa de atividades no Canadá


Sandra Hoff mostra o Guia de Gestão de Medicamentos

Sandra Maria Schmitz Hoff é usuária do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) há alguns anos. Lá, ela também acabou se envolvendo com pesquisas da área da saúde mental. E foi em 2013 que teve a oportunidade de participar de uma experiência no Canadá, depois de ter o País como modelo para formular uma cartilha sobre uso de medicação nos tratamentos.

“Através da união de universidades, grupos de pesquisa, a comunidade e usuários, conseguimos reorganizar o Guia de Gestão Autônoma de Medicação, que foi elaborado no Canadá e readaptado para nossa realidade. E foi ele, além de artigos, que nos levaram a uma visita ao País. Lá, conhecemos redes de apoio, participamos de grupos de intervenção e percebemos como é importante a aplicação de serviços comunitários e de ajuda mútua”, lembra Sandra.

A pesquisa é um dos caminhos que envolvem a diminuição da medicação em tratamentos de saúde mental. Durante os 16 dias de visita, Sandra também acompanhou o desenvolvimento de meios alternativos de tratamento. “Acima de tudo, o retorno da auto-estima, da força de vontade, do retorno à cidadania e da qualidade de vida podem fazer toda a diferença na vida das pessoas. Acredito que a arte também tenha uma influência fundamental”, completa.

Com a ajuda de grupos de estudos e pesquisa, Sandra pretende continuar desenvolvendo práticas, artigos e estudos sobre o uso de medicação nos tratamentos. “Cada transtorno é diferente do outro, assim como cada organismo, mas acredito que todos podemos aflorar nossos dons com estímulo e exercitar as capacidades. São as parcerias e as contribuições de todos que podem ajudar a construir um caminho de apoio mútuo”, finaliza.


bottom of page