Mais um lixão, com direito a flagrante
- Jornal Canudos
- 24 de ago. de 2015
- 1 min de leitura
Era pra ser mais uma cobertura da reportagem das denúncias dos leitores sobre os lixões irregulares espalhados pela cidade. Desta vez, na Rua Madre Regina, no bairro São Jorge. De fato, o local apresenta as mesmas características dos demais: lixo jogado em um local irregular. Com a exceção de que, ali, os moradores não se envergonham de praticar o descarte irregular à luz do dia.
Um jovem, morador de uma casa bem próxima ao lixão denunciado, que fica junto ao muro dos fundos do Bar Alternativo, vinha pela rua com seu carrinho de mão quando a reportagem chegou. O conteúdo: telhas velhas. Percebendo que o carro estacionou próximo, mudou de direção. Foi até um outro terreno baldio, exatamente em frente à sua casa, a menos de 50 metros, logo atrás de uma parada de ônibus. Lá, depositou o conteúdo, assistido por uma senhora, e fez o percurso mais uma vez, voltando à sua casa e trazendo novo carregamento.
O vizinho, que não quis se identificar, relatou a experiência, praticamente a mesma que em todos os outros casos já averiguados: os próprios moradores fazem os descartes e ateiam fogo, ou são carroceiros que cobram de alguém para retirar o entulho, galhos ou lixo empresarial e descartam por ali.
A Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) lembra que a disposição de resíduos em local impróprio é crime ambiental (conforme a Lei Federal 12.305/2010). Portanto, quem flagrar alguém despejando lixo em vias, arroios, terrenos, ou qualquer outra área inadequada para isso deve denunciar pelo telefone 156. É garantido o sigilo da identidade do denunciante.

Commentaires