Pouca educação, muito lixo!
- Lixo acumulado no Kephas incomoda moradores
- 20 de ago. de 2015
- 2 min de leitura

Na semana passada o Jornal Canudos mostrou a difícil rotina dos moradores de Canudos e principalmente das crianças da Escola João Ribeiro, que convivem com um lixão irregular, ratos e incêndios quase diários. A matéria foi o necessário para mais denúncias em várias partes da cidade. Uma situação muito parecida acontece no Kephas, na Rua Engenheiro Jorge Schury, bem em frente ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Kephas.
Numa esquina do bairro, a cena parece idêntica à citada na semana anterior: restos de poda, de construção e até aparelhos eletrônicos jogados. A crítica dos moradores também não muda. Para Antônio Marcos, a situação é triste. “Infelizmente sempre teve isso aí. A Prefeitura vem e recolhe, e logo depois já está cheio de novo. Esta semana colocaram fogo e a fumaça se espalhou. Colocaram pneus e até carpete, por isso o fogo durou bastante”, criticou.
Apesar das reclamações de todos, os vizinhos sabem que a responsabilidade é de todos. Exemplos como o de Delmar Siqueira são comuns nesse tipo de situação. Morador próximo ao lixão há 45 anos, ele conta que há pelo menos oito anos o local virou depósito de lixo e surpreende. Apesar de criticar a atitude, admite que também já depositou lixo ali. “De madrugada, vem caminhões de outros lugares despejar lixo. Eu sempre recolhi o resto de poda, ensacava e colocava para o lixeiro levar. Mas todo mundo coloca ali, eu também coloquei. Já fizemos placas para que as pessoas não colocassem lixo, mas sempre destroem, não adianta”, reclamou o aposentado.
A Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) lembra que a disposição de resíduos em local impróprio é crime ambiental (conforme a Lei Federal 12.305/2010). Portanto, quem flagrar alguém despejando lixo em vias, arroios, terrenos, ou qualquer outra área inadequada para isso deve denunciar pelo telefone 156. É garantido o sigilo da identidade do denunciante
Comments