top of page

Agosto com cara de verão

  • Temperaturas atingiram os 32°C no fim de semana e
  • 17 de ago. de 2015
  • 1 min de leitura

Novo Hamburgo enfrentou temperaturas de verão


Ainda estamos no inverno, mesmo que a última semana tenha sido de calor de fevereiro. As altas temperaturas bateram recordes. Conforme o 8º Distrito de Meteorologia, houve apenas outras três ocasiões em que o mês de agosto registrou cinco ou mais dias com termômetros além de 30°C. Mas a previsão é de nos próximos dias haverá a chegada da primeira frente fria forte o bastante para romper o bloqueio atmosférico responsável pelo verão fora de época.


Neste mês, as temperaturas mínimas ficaram em 18,5°, na média. As máximas, em 28°C, ultrapassando as médias históricas de 12°C e 20°C, respectivamente. O agosto mais quente foi o de 2012, com máxima média de 26,3°C. Todo esse calorão foi causado por um fenômeno chamado de bloqueio atmosférico, uma bolha de calor estacionada sob o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.


Os meteorologistas já previam um inverno menos frio, em decorrência do fenômeno El Niño, que aumenta a nebulosidade e as chuvas no Estado, diminuindo a chance de temperaturas baixas. O rompimento do bloqueio que causou o calor na última semana deve acontecer no sábado, dia 15, quando todas as regiões do Rio Grande do Sul devem enfrentar chuvas fortes.


 
 
 

Comments


bottom of page