Uso indevido de vagas para deficientes gera dificuldades de acesso
- Jornal Canudos
- 12 de ago. de 2015
- 2 min de leitura

Existem 50 vagas de estacionamento para pessoas com deficiência em Novo Hamburgo. Todas elas são em locais que facilitam o acesso a serviços como bancos, escolas, hospitais e prédios públicos. Apesar disso, muitas vezes Marco Aurélio Torres, que é deficiente físico, não consegue utilizar esses espaços. Isso porque as vagas são usadas por motoristas que estão apressados ou que não encontram outro lugar para seus veículos.
Aqueles minutos ou mesmo aquela parada rápida nas vagas para deficientes pode parecer inofensiva, mas não é. “As pessoas não imaginam o esforço que temos que fazer apenas por capricho delas em ocupar o nosso espaço. Se eu vou ao banco, por exemplo, e tem alguém usando indevidamente a vaga, eu tenho que estacionar bem longe, o que pra mim causa muitos transtornos”, relata Marco.
Além disso, surgem outras dificuldades. “O atendimento deve ser preferencial, mas muitas vezes isso não acontece. Para nós, aqueles minutos a mais que precisamos esperar pelo atendimento é sinônimo de problema e até de desrespeito. Cansei de ter que pedir pelo atendimento especial ou para que desocupassem as vagas. É tão simples, é só respeitar o lugar do outro, é só olhar para o lado”, completa.
Os motoristas que estacionam nos locais destinados aos idosos e pessoas com deficiência estão sujeitos a receber multas de R$ 53,20 e três pontos na CNH. Nos casos em que o condutor não é localizado, o veículo pode ser recolhido para desocupar as vagas.
A Guarda Municipal é responsável por autuar e multar as infrações, mas como a cidade é grande e o efetivo é pequeno - cerca de 200 homens e mulheres – nem sempre é possível punir os responsáveis.
Uso correto
Para ter direito às vagas, os deficientes devem realizar o cadastramento na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), no 2º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, apresentando um laudo médico. Os parentes ou responsáveis também podem fazer o cadastro com a presença da pessoa com deficiência.
Para utilizar as vagas especiais, o idoso deverá ir até a Sesmur com documento de identidade com foto e comprovante de residência e na hora é confeccionado o cartão de estacionamento. A Guarda Municipal conta sempre com denúncias de infrações, que podem ser feitas pelo fone 153. A
Legenda: Marco Aurélio pede mais respeito no uso de vagas especiais
Comments