top of page

Dia da Luta contra as Hepatites lembra a importância da prevenção

  • Foto do escritor: Jornal Canudos
    Jornal Canudos
  • 4 de ago. de 2015
  • 3 min de leitura

Você sabe como se contrai hepatite e seus sintomas? Se a sua resposta foi negativa, você não é o único. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, 54% dos brasileiros desconhece as formas de contagio da doença. E foi através do Dia Mundial da Luta contra as Hepatites, na terça-feira, dia 28, que o Ministério da Saúde lembrou a importância dos testes e da prevenção da doença, sendo que Porto Alegre é a capital com maior número de registros de hepatite C em todo País. Além disso, a data foi de anúncio de novo tratamento, mais eficaz e mais barato, para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A hepatite é uma inflamação do fígado causada por agentes infecciosos, como vírus e bactérias, ou tóxicos, como a bebida alcoólica uso de alguns remédios e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. É uma doença silenciosa que nem sempre apresenta os sintomas predominantes, como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, por isso é importante fazer o teste da doença.

Contágio

As formas mais comuns de contágio por hepatite C são por compartilhamento de objetos pontiagudos, o que pode acontecer na manicure, no estúdio de tatuagem ou de colocação de piercing, por exemplo. O compartilhamento de seringas também pode levar à infecção. Já a hepatite A é transmitida basicamente por ingestão de alimento ou água contaminada. A hepatite B é causada pelo vírus HBV e é transmitida por sexo desprotegido, sangue contaminado e de mãe para filho, além disso, ele pode ser contraído em ambiente hospitalar contaminado.

Teste

A hepatite C, que é a maior causa de transplante de fígado, nem sempre pode ser detectada pelos sintomas, por isso o teste é o meio mais eficaz de diagnóstico. Ele é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue, semelhante ao diagnóstico de diabetes. Atualmente, em Novo Hambugo o teste rápido pode ser feito no SAE DST/HIV, na Rua General Osório, 868, em Hamburgo Velho, nas segundas-feiras às 11h e nas quartas-feiras às 7h30. A Unidade de Saúde da Família Palmeira realiza o teste em gestantes. Em 2014, 2463 pessoas realizaram o exame e em 2015 o número pode chegar a 3 mil diagnósticos.

Contra as hepatites A e B existe imunização. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde do Município para Hepatite B. Pode ser feita desde o nascimento até pessoas de 50 anos. Não precisa de qualquer tipo de encaminhamento. O esquema vacinal tem três doses: a dose zero, um mês depois, e a última cinco meses depois da segunda dose. Já a vacina contra a hepatite A é direcionada para crianças da faixa etária de 1 anos até menor de 2 anos. É feita em todas as unidades de saúde e não precisa prescrição médica. Para adultos, é somente encontrada na rede privada.

Tratamento

Atualmente, os pacientes do SUS que realizam tratamento de hepatites têm chance de cura de 47%, mas com o anúncio do Ministério da Saúde na segunda-feira, dia 27, as chances podem chegar aos 90%. É que uma nova medicação estará disponível na rede pública a partir de dezembro e promete tornar mais barato e mais eficaz o tratamento. Além disso, o tempo de administração dos remédios vai cair de nove para três meses.

Prevenção

Entre as formas de prevenção estão usar sempre preservativo na relação sexual, não compartilhar seringas, fazer transfusões de sangue e diálises apenas em locais credenciados, colocar piercings ou fazer tatuagens em estabelecimentos confiáveis, onde haja esterilização, e não compartilhar materiais cortantes que possam estar contaminados, como alicates de unha e cutículas e lâminas de barbear ou depilar.


 
 
 

Comments


bottom of page