top of page

A importância do Boletim de Ocorrência

  • Após assaltos, casos de violência, furtos e outros
  • 3 de ago. de 2015
  • 2 min de leitura

Central de Polícia de Novo Hamburgo é um pontos de registro do B.O.

Novo Hamburgo faz parte de uma estatística preocupante. O Município está entre as cinco cidades gaúchas com o maior registro de furtos no primeiro trimestre de 2015, conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. Além dos 952 furtos, o número de casos de roubos, assaltos e furtos de carros são altos. Mas um fator pode aumentar ainda mais esses números: muitas pessoas deixam de registrar o Boletim de Ocorrência, necessário para dar início às investigações de crimes.


O objetivo do boletim é formalizar o crime, além de criar um documento para a vítima e provar sua solicitação de providências à autoridade policial. Somente após essa comunicação os dados podem ser analisados e investigados pela polícia. Assaltos, roubos, violência física e furtos são apenas alguns dos crimes que devem ser registrados. No caso de estabelecimentos como restaurantes, lojas, bancos e comércios em geral, além de ajudar a vítima, auxilia na investigação da polícia, que a partir do momento do registro já está ciente dos acontecimentos e pode direcionar a forma e local de policiamento.


É através dos registros constantes de assaltos, por exemplo, que as unidades de polícia podem direcionar as vistorias e rondas para determinados locais e reforçar a segurança, já que o Boletim serve para compor as estatísticas sobre segurança. É importante lembrar do maior número possível de detalhes e informações na hora de registrar o B.O, já que esses dados serão utilizados para traçar um perfil dos criminosos.


Em alguns casos é possível registrar o boletim online. Furto de veículos, furto ou extravio de documentos, desaparecimento ou encontro de pessoas, furto de placa e furto de celular são alguns dos procedimentos que podem ser registrados. O pedido é analisado e pode gerar uma ocorrência, que será notificada via e-mail. O site da Delegacia Online é www.delegaciaonline.rs.gov.br.


Os fatos ou crimes que não estão disponíveis no site deverão ser registrados pessoalmente em qualquer Delegacia de Polícia. Em Novo Hamburgo, os B.Os podem ser feitos na Central de Polícia, onde funcionam a 1ª e 2ª Delegacia, Delegacia da Mulher e Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), na Rua Júlio de Castilhos, 806. A 3ª Delegacia de Polícia Civil, na Rua Venâncio Aires, 475, em Canudos, também faz o registro. Assim como a 4ª Delegacia, que fica na Rua Montevidéu, 235, no Santo Afonso.



 
 
 

Comentários


bottom of page