Já se veem as pontes em Canudos
- Jornal Canudos
- 31 de jul. de 2015
- 3 min de leitura
Foto Ivan Lauffer

É com esperanças nos olhos que os moradores do bairro Canudos acompanham o andamento das obras sobre o Arroio Pampa, principalmente das cinco pontes de concreto que serão construídas no local. Depois de anos de espera, as estruturas já podem ser vistas por quem passa pelo local.
Na quarta-feira, dia 29 de julho, foram colocadas estruturas pré-moldadas em concreto protendido sobre a base das pontes. Quando finalizada, a ponte da Heron Domingues terá 14,85 metros de comprimento e 16,15 metros de largura. Além das pistas para veículos, haverá passagens para pedestres nas laterais. As demais pontes estão em fase de estaqueamento das fundações para a base das travessias.
“As obras estão em estágio avançado e, em breve, já teremos a conclusão de duas pontes”, é o que garante o prefeito, Luis Lauermann. A ponte da Rua Heron Domingues já está com 80% da obra concluída. No mesmo andamento, a ponte da Rua Odon Cavalcante é uma das mais aguardadas. Ela desabou no dia 12 de setembro de 2014. Segundo o secretário de Obras da época, Enio Brizola, a colocação de gabiões no Arroio Pampa podem ter contribuído para o desabamento. A ponte era a última de madeira sobre o arroio que ainda permitia a passagem de veículos, e estava na rota da linha de ônibus Vitor Hugo Kunz – Iguaçu.
As antigas pontes de madeira, construídas na década de 70, foram interditadas ou simplesmente desabaram. No ano passado, o Jornal Canudos relatou diversas vezes a queda de carros, motos, pedestres e até carroças no local, comprovando a falta de segurança. Agora, as obras prometem garantir um local seguro e, principalmente, mais acesos aos moradores, que precisam fazer um trajeto de mais de 2,2 km para atravessar um local que tinha apenas 50 m.
Investimentos
As intervenções no entorno do Arroio Pampa, junto a Avenida Alcântara, representam um investimento de R$ 7.177.487,80. As melhorias com a instalação de gabiões que alargaram e melhoraram a vazão das águas já beneficiam os moradores. Ainda como parte da obra, estão sendo construídas casa de bombas e uma galeria que conduzirá a água para o bombeamento, ainda sem prazo de início.
Obras
Em 2014 a situação das pontes sobre o Arroio Pampa se agravou. Com os constantes acidentes, a maioria delas foi interditava pela Prefeitura. Mesmo assim, para evitar dar toda a volta no Arroio, motoristas descumpriam a interdição e, algumas vezes, acabavam dentro do Pampa.
Linha do Tempo
Dezembro 2013 – Ponte da Rua Heron Domingues é interditada. Prefeitura colocou montes de areia em uma das extremidades, mas pedestres, motos e bicicletas continuaram usando o local para atravessar o Pampa.
Maio de 2014 – Ponte da Rua Heron Domingues é incendiada. Vizinhos argumentam que foi um protestos. Outros garantem que foram usuários de drogas.
Setembro 2014 – Ponte da Rua Odon Cavalcante , última das travessias de madeira que ainda restava, desmorona. Obras no Pampa fizeram o chão ceder e a ponte cair, afirmou o secretário de Obras na época.
Setembro 2014 – Jornal Canudos realiza reportagem especial sobre todas as pontes e pontilhões sobre o Arroio Pampa. Das setes pontes existentes, uma é de concreto e seis de madeira. As seis de madeiras já estavam interditadas ou haviam sido retiradas para dar lugar às futuras obras.
Outubro 2014 – Ruas laterais à Avenida Alcântara recebem placas informando interdição das pontes. Secretário de Obras da época, Enio Brizola, pede que empresa que realizaria as obras (que já estavam programadas) antecipe o cronograma.
Novembro 2014 – Secretaria de Obras anuncia data de início das obras da ponte sobre o Pampa na Rua Odon Cavalcante: 18 de novembro.
Novembro 2014 – Obras da Odon não começam e população protesta, colocando faixas e cartazes sobre os escombros da antiga ponte.
Dezembro 2014 – Secretaria de Obras anuncia que os trabalhos na ponte começarão na segunda quinzena de janeiro de 2015.
Janeiro 2015 – Prefeitura informa que obras vão atrasar devido á falta de matéria-prima nos primeiros dias do ano.
Abril 2015 – Prefeitura anuncia que obras da Odon Cavalcante, Danilo de Oliveira, Rio Grande do Sul e Walter Isenhard, obras já estão em fase de estaqueamento e colocação de blocos de fundação das novas pontes.
Julho 2015 – Pontes da Heron Domingues e da Odon Cavalcante estão com obras 80% concluídas, informa Prefeitura.
Comments