top of page

Novo Hamburgo segue atendendo afetados pelas chuvas

  • Foto do escritor: Jornal Canudos
    Jornal Canudos
  • 28 de jul. de 2015
  • 3 min de leitura

Foi retirada uma grande quantidade de lixo na Casa de Bombas.


A Prefeitura de Novo Hamburgo deu continuidade na manhã de terça-feira, dia 14 de julho, ao atendimento das famílias que foram afetadas pelas chuvas no Município. A Defesa Civil e as Secretarias Municipais trabalham para prestar assistência aos desabrigados que estão alojados em pelo menos dois abrigos instalados pela Prefeitura na cidade. A estimativa é que pelo menos 400 famílias tenham sido atingidas. Acompanhado da equipe da Defesa Civil, o prefeito Luis Lauermann visitou, no início da manhã de terça-feira, pontos atingidos pela chuva na cidade. “Seguimos trabalhando para atender à comunidade e temos a convicção de que os impactos foram amenizados em virtude das ações anteriores como a manutenção da Casa de Bombas e o desassoreamento de arroios”, explica.


Equipes de servidores e voluntários auxiliam os moradores que precisaram sair de suas casas. A maioria das pessoas preferiu ficar nas residências de familiares até que a água baixe. No Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig (Rua Amalie Thöen, 50), no bairro Canudos, na parte da manhã haviam 3 famílias, 16 pessoas abrigadas, com o recuo das águas todas retornaram para suas residências. Já no bairro Santo Afonso, 14 famílias, cerca de 50 pessoas, estão alojadas, na Base do Pronasci, na Rua Buenos Aires, 217. Nestes locais, as famílias recebem colchões, cobertas, roupas, materiais de higiene além de alimentação. O atendimento é orientado pelas secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e de Saúde (SMS).


O auxílio também é prestado para famílias que se organizaram e estão concentradas em outros locais e para aqueles que permaneceram em casa apesar dos alagamentos. Já as pessoas que estão abrigadas nas casas de familiares ou amigos são cadastradas para receber atendimento de acordo com a necessidade.


Doações e abrigos


De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), as doações para as famílias que foram atingidas pelas chuvas poderão ser feitas na sede da Guarda Municipal, na Rua Bento Gonçalves, esquina com a Rua Jaú, em qualquer horário do dia. As doações serão administradas pela Fábrica da Cidadania, que apenas utilizará a sede da Guarda para o estocamento. Ainda de acordo com a SDS, o pedido é por roupas infantis, agasalhos masculinos de inverno, calçados e roupas de cama. Alimentos, somente não perecíveis. Os moradores que necessitarem de abrigo, poderão buscá-lo na Praça da Juventude (Rua Honduras, 150, bairro Santo Afonso) e no Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig – Ciep (Rua Amalei Thön, 50,Canudos). Quem quiser ajudar, de maneira voluntária, poderá fazer até as 22 horas. Mais informações pelo telefone da Fábrica da Cidadania 3587-9880.


Defesa Civil segue em alerta

Desde de a noite de domingo, dia 12 de julho, até a manhã de terça-feira, dia 14 de julho, a cidade recebeu um grande volume de água de água da chuva. Ao todo, o pluviômetro instalado na sede da Defesa Civil marcou 190.3 milímetros de precipitações. O nível do Rio dos Sinos também segue sendo monitorado e estava, em torno das 11 horas, na marca dos 6,40 metros. Como existe a previsão de mais chuvas para os próximos dias, será mantido o acompanhamento e a evolução do nível do rio com medições periódicas, bem como o monitoramento dos locais vulneráveis a desastres naturais. A equipe da Defesa Civil permanece de plantão para atender eventuais solicitações, podendo ser acionada pelos telefones 9964-3889 e 8013-9178, ou na sede junto a Guarda Municipal, na Rua Bento Gonçalves, esquina com a Rua Três de Outubro, bairro Pátria Nova.


Fotos: (Crédito: Divulgação/PMNH)

Legendas:

2015-07-14-DEFESA CIVIL-Visita prefeito (98) (76) –

2015-07-14-DEFESA CIVIL-Visita prefeito (74) (47) (41)- Acompanhado pela equipe da Defesa Civil, prefeito Luis Lauermann visitou pontos atingidos pela chuva em Novo Hamburgo.



 
 
 

Comments


bottom of page