Não é só a enchente que preocupa: desabamentos também trazem risco à população
- Jornal Canudos
- 27 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

Foto aérea mostra a Rua Eng.°Jorge Schury, que está danificada em virtude da chuva
Se não bastassem as enchentes que tem retirado famílias inteiras e suas casas, a semana foi de preocupação com uma outra situação também decorrente das chuvas: os deslizamentos de terra. Desde a segunda-feira, dia 21, ruas foram total ou parcialmente interditadas até que as máquinas da Prefeitura pudessem remover o material que deslizou sobre a pita. No Kephas a situação foi ainda mais grave, e no bairro Diehl, familiar chegaram a ser removidas para evitar o pior.
Na Rua Sapiranga, em Canudos, houve desabamento em dois pontos. Na Prefeitura, a rua foi interditada desde a rótula com a Guia Lopes até a outra rótula, na saída do Centro Administrativo. O local ficou bloqueado até a quinta-feira, dia 23. Ainda na mesma via, aos fundos do condomínio Vicente Kieling, mais um barranco desmoronou, porém, a via não foi interditada.

Em Canudos, situação ocorreu em vários pontos
Já na Avenida Victor Hugo Kunz, o trecho entre as ruas Frederico Mentz e General Daltro Filho, houve desmoronamento em ambos os sentidos até a terça-feira, 21. Na quarta-feira, 22, a pista do sentido bairro-centro havia sido totalmente liberada. Já o sentido centro-bairro estava parcialmente bloqueado.

Av. Victor Hugo Kunz, em Hamburgo Velho

Outro trecho da Victor Hugo, local ficou interditado
No Kephas, famílias foram retiradas
Desde a manhã de terça-feira, dia 21 a Prefeitura realizou uma força tarefa para a desocupação de uma área de grande risco de desabamento no bairro Diehl. A ação foi preventiva, já que um dia antes uma árvore caiu sobre uma casa. Os danos mais graves causados pelas chuvas aconteceram na Rua Engenheiro Jorge Schury, que, de acordo com a observação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, tinha mais risco de desabamento, podendo atingir as casas localizadas entre as ruas Guilherme Koling e Arthur Momberger.
“Nossa principal preocupação neste momento é preservar a vida destas pessoas. Estamos aqui orientando para que todos saiam de suas casas e busquem abrigo na casa de familiares ou nos locais que a Prefeitura já preparou. Vamos dar todo o apoio possível”, destacou o prefeito Luis Lauermann, que visitou o local e conversou com moradores.
O Chefe do Executivo hamburguense garantiu que toda estrutura da Prefeitura está mobilizada para o atendimento das famílias que foram atingidas pela chuva. Além da Defesa Civil, também participam da ação a Guarda Municipal e a equipe da Secretaria de Habitação (SEHAB), que está cadastrando as famílias para o encaminhamento do aluguel social, que será disponibilizado pela Prefeitura. A área compreende pelo menos 32 casas.

Barranco da Prefeitura bloqueou a Rua Sapiranga
Fotos: (crédito: Bruna Provenzano)
コメント