Mais chuva, mais problemas: alagamentos voltaram a deixar famílias desabrigadas
- Jornal Canudos
- 27 de jul. de 2015
- 4 min de leitura
As últimas semanas têm sido de caos para os moradores de Novo Hamburgo e região. As fortes chuvas começaram no domingo, dia 12, e quando parecia que dariam uma trégua, novamente trouxeram problemas. Na segunda-feira, dia 20, o Rio dos Sinos chegou a 7,80 cm de altura, um metro acima do nível capaz de causar enchentes.
Nesse meio tempo, diversas famílias ficaram desabrigadas ou tiveram que sair de suas casas, vias foram interditadas em função de deslizamentos, e as ruas foram tomadas pela água. Os bairros hamburguenses mais afetados foram Canudos, Roselândia, Industrial, Kephas e Santo Afonso. Ao todo, mais de 50 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no Estado, em 63 cidades.
Desabrigados
Foto: Robson Nunes

Voluntários entregam refeições aos desabrigados
Se no domingo, dia 12, a Prefeitura já havia organizado dois abrigos para os afetados pela chuva, em Canudos e no Santo Afonso, na segunda-feira, dia 20, eles tiveram que ser ampliados. O terceiro abrigo, no Kephas, ainda auxiliava 15 pessoas na quinta-feira, dia 23. Já no Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig – Ciep, local utilizado para atendimento em Canudos, mais de 275 pessoas recebiam auxílio. Na base do Pronasci, no Santo Afonso, eram mais de 105.
Com tantos hamburguenses castigados pelos alagamentos, foi a vez da solidariedade ganhar força. Desde agasalhos, roupas, colchões, cobertores, móveis, alimentos até materiais de higiene e limpeza, todas as doações foram bem-vindas e ainda são necessárias, já que muitas famílias seguem desabrigadas e vão precisar de ajuda mesmo quando retornarem às suas casas.
As doações para as famílias que foram atingidas pelas chuvas podem ser feitas na sede da Guarda Municipal, na Rua Bento Gonçalves, esquina com a Rua Jaú, em qualquer horário do dia. As doações serão administradas pela Fábrica da Cidadania, que apenas utilizará a sede da Guarda para o estocamento. Entre as maiores carências estão roupas infantis, agasalhos masculinos de inverno, calçados, cobertores e roupas de cama. Alimentos não perecíveis também são aceitos, assim como materiais de limpeza e higiene pessoal. Mais informações pelo telefone da Fábrica da Cidadania (51) 3587.9880. O contato com a Defesa Civil pode ser feito através dos fones (51)3587.7863 ou 8013.9178.
Ilhados em Lomba Grande são atendidos com auxílio de helicóptero
Foto: Divulgação

Moradores ficaram isolados por causa dos alagamentos
Pelo menos 10 famílias isoladas pelas águas do Rio dos Sinos, na localidade de Porto Satiro, no bairro Lomba Grande, receberam uma ajuda vinda do céu. É que a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Defesa Civil, com o apoio do helicóptero da Brigada Militar, levou para os moradores alimentos, água, material de higiene pessoal e combustível para um gerador de energia elétrica.
Volta pra casa
Foto: Monia dos Santos

Rua Ícaro, esquina com a Rua Hamburgo, em Canudos
A previsão é de que com o retorno do sol o nível do Rio dos Sinos comece a baixar e as famílias possam retornar para suas casas. Os próximos dias serão de muita limpeza e recuperação para quem teve sua residência alagada, por isso, as doações de materiais de limpeza são muito importantes. Aqueles que tiveram perda total, ou sem possibilidade de manutenção, serão dirigidas à Secretaria de Desenvolvimento Social e encaminhadas para o aluguel social.
Campo Bom
Foto: Pâmela Foster

Bairro Barrinha foi um dos mais atingidos
Em Campo Bom mais de 450 famílias foram atingidas pela enchente, sendo que mais de 150 estão desalojadas e sete desabrigadas, a maioria moradores da Barrinha. No Ginásio do CEI, local que recebe os moradores atingidos pela chuva, o número de abrigados dobrou, chegando a 38 pessoas.
A chuva também causou transtornos em outros bairros da cidade. Na Avenida dos Estados, na esquina com a Rua 25 de Julho, o Arroio Schmidt transbordou, deixando o trânsito local impossibilitado durante a terça-feira, dia 21. A Avenida dos Municípios, entre as ruas Monteiro Lobato e Marechal Floriano, no Porto Blos, está interditada devido a um desbarrancamento de terra e queda de árvores.
Quem quiser ajudar os campo-bonenses atingidos pela enchente pode doar colchões, cobertas, roupas de cama, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e itens de higiene pessoal que podem ser entregues na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação - subsolo do Centro Administrativo Municipal (Avenida Independência, 800), das 8h às 18h.
Estragos
Manutenção
Depois do levantamento dos estragos em decorrência de deslizamentos e alagamentos, técnicos da Prefeitura com o apoio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, vistoriaram os locais afetados. Servidores estão trabalhando no sentido de reparar danos com o objetivo de ajudar a população a enfrentar o problema. O nível do Rio dos Sinos estabilizou na marca de 7,49 metros e o nível de precipitações desde o início do mês alcançou 437 milímetros, ultrapassando expressivamente a média histórica de 150 milímetros do mês de julho.
Repasses de verbas
No dia 16 de julho, o governador José Ivo Sartori e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, se reuniram com secretários estaduais e representantes da Defesa Civil para tratar das ações de apoio aos municípios atingidos pela chuva.
Já na quarta-feira, dia 22, o Ministério da Integração Nacional anunciou o envio de cerca de R$ 2 milhões às vítimas da enchente no Estado. O valor equivale a mais de 19 mil kits de ajuda humanitária, que devem chegar até o dia 25, sábado. Entre os produtos de doação estão alimentos, itens de higiene pessoal, de limpeza, kits dormitórios e colchões.
留言