top of page

Alerta de deslizamento no Kephas

  • Foto do escritor: Jornal Canudos
    Jornal Canudos
  • 24 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura

Decisão judicial obriga famílias do Kephas a deixarem área de risco

As chuvas ocorridas nos últimos dias estão obrigando cerca de 200 pessoas a deixarem suas residências no Loteamento Kephas, no bairro Diehl em Novo Hamburgo. Uma determinação da Justiça, em primeira instância na terça-feira, dia 21 de julho, já alertou a comunidade afetada, porém muitos se recusaram a sair de casa. Nesta quinta-feira, dia 23, a determinação da Justiça foi intensificada pelos oficiais que foram até a área para intimar os residentes, acompanhados da Brigada Militar, Guarda Municipal e Defesa Civil.

O alerta de risco de desabamento é grave e os moradores correm risco de vida ficando no local. Uma área de cerca de cinco hectares onde ficam 41 residências está comprometida e corre risco de nova queda. O local afetado fica entre as ruas Engenheiro Jorge Schury, Arthur Momberger e Guilherme Kolling. Na Rua Engenheiro Jorge Schury há uma rachadura que aumentou desde terça até esta quinta-feira. O engenheiro civil da Secretaria de Obras da Prefeitura de Novo Hamburgo, Eleodoro Escandiel, especialista em estruturas e fundações, reforça a importância das pessoas deixarem a área de risco. “Tenho 12 anos de experiência, onde acompanho vários eventos como estes, mas, com certeza, este é o pior e mais grave. É importante que as pessoas possam deixar o local e preservar suas vidas”, descreve.

A Prefeitura está ofertando um abrigo para as famílias no mesmo loteamento, na Rua Arthur Momberger, 1072, onde fica o Território de Paz/Kephas. No local, no final da tarde de quinta-feira, dia 23, 18 pessoas já estavam sendo atendidas neste prédio. “Sabemos que a situação piorou e as pessoas estão correndo um risco muito grande. Além disso, quem ficar no local está desobedecendo uma ordem judicial”, completa Escandiel.

Créditos – Defesa Civil Novo Hamburgo)


 
 
 

Comments


bottom of page