top of page

Novo Hamburgo como patrimônio histórico, quais os desafios?

  • Foto do escritor: Jornal Canudos
    Jornal Canudos
  • 22 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura

Desde que Novo Hamburgo foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), juntamente com o acervo do artista Ernesto Frederico Scheffel, como patrimônios nacionais, muitas dúvidas surgiram sobre o assunto. Para tentar esclarecer essas questão, a Secretaria de Cultura realiza o seminário: Patrimônio Histórico e Tombamento Nacional: aberturas, desdobramentos e desafios à cidade. O debate acontece no dia 28, a partir das 13h30, na Fundação Ernesto Frederico Scheffel (Rua General Daltro Filho, 911 - Hamburgo Velho).

O evento, gratuito e aberto à comunidade, contará com a presença do superintendente do Iphan, Eduardo Hahn, abordará os efeitos que o tombamento traz para a cidade, além de esclarecer as dúvidas de moradores e comerciantes que integram o Centro Histórico de Hamburgo Velho. Para falar sobre as experiências de ter sítios reconhecidos pelo instituto, estarão presentes o secretário municipal de Cultura e Turismo de Jaguarão, Alencar Porto e a diretora de Cultura de Ivoti, Fernanda München Brachtvogel. Além disso, o momento de troca de experiências também contará com o curador da Fundação Ernesto Frederico Scheffel, Ângelo Reinheimer e o empresário e produtor cultural, Rafael Roos, que possui estabelecimento comercial em Hamburgo Velho.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), Carlos Mosmann, é importante que os cidadãos tenham todo esclarecimento possível sobre o assunto para que possam mensurar a real importância que seus imóveis têm para a história do país. “Queremos que o orgulho de sermos reconhecidos nacionalmente possa se refletir no dia a dia desses moradores. Sabemos que existem dúvidas que surgem a partir do desconhecimento do que é ser um patrimônio histórico nacional. Por esse motivo trouxemos para o evento pessoas que vivem essa realidade diariamente”, explica.

PROGRAMAÇÃO:

13h30 Ágora I

Abertura e desafios à cidade

Mediação: Representação Intersetorial da Prefeitura de Novo Hamburgo

14h15 Ágora II

Tombamento: Desdobramento Nacional, Estadual, Municipal

Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Eduardo Hahn.

Mediação: Hannelore Tessmer – Gerência de Valorização Patrimonial e Memória Literária

15h30 Ágora III:

Nas rotas da experiência: Novo Hamburgo, Jaguarão e Ivoti

Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Jaguarão, Alencar Porto

Diretora de Cultura de Ivoti, Fernanda München Brachtvogel

Ângelo Reinhemer - Curador da Fundação Ernesto Frederico Scheffel

Rafael Roos – Empresário e produtor cultural

Mediação: Eliandro Cantini – diretor de Cultura de Novo Hamburgo

16h45 Chá com Conversas, Memórias & Poesias

Chá & Coffee Break promovendo troca de experiências, com intervenções artísticas-poéticas.

Mediação: Secretaria Municipal de Cultura de Novo Hamburgo.

 
 
 

Comments


bottom of page