Poupança tem maior saque da história para primeiro semestre
- Jornal Canudos
- 15 de jul. de 2015
- 1 min de leitura

No primeiro semestre desse ano os brasileiros retiraram mais dinheiro da poupança do que depositaram. Conforme o Banco Central, clientes sacaram R$ 38,54 bilhões a mais do que depositaram no mesmo período em 2014. Só o mês de junho teve a maior saída de recursos para o mês desde o início da série histórica, em 1995.
Entre as principais causas da alta na retirada da poupança está a Selic (taxa básica de juros da economia), que tornou a poupança menos atraente que outras aplicações.
Segundo a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), a caderneta é mais vantajosa do que os fundos de investimento apenas quando as aplicações são inferiores a seis meses.
Além disso, a inflação também contribuiu para o grande volume de saques, já que nos últimos 12 meses, a caderneta rendeu 7,43%, percentual inferior à inflação confirmada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). A necessidade de retirar dinheiro da aplicação para honrar compromissos em um momento econômico difícil também é apontada como uma das causas.
Comments