top of page

Escola João Ribeiro desenvolve atividades para a comunidade

  • Foto do escritor: Jornal Canudos
    Jornal Canudos
  • 15 de jul. de 2015
  • 3 min de leitura

067.JPG

Quem conhece a Escola Estadual de Ensino Fundamental João Ribeiro sabe que a sua importância vai além do papel como Escola. Ao contrário de muitas outras, a força da João Ribeiro está justamente na participação da comunidade escolar nas atividades pedagógicas da instituição. E para a diretora Angelita Nogy, é justamente esse envolvimento que demonstra o quanto os pais e responsáveis são interessados no andamento da vida escolas dos alunos, tanto das séries iniciais até finais.


A integração com a comunidade pode ser vista já no portão de entrada. O servidor Alberto Soares conhece todos os alunos e alunas da Escola. Quando alguém chega no portão e ele não consegue identificar, pode acreditar que essa pessoa está apenas visitando a João Ribeiro. E é justamente Alberto que é considerado um dos pilares da Escola. A professora Vera Mares, a Verinha, arrisca dizer que o “seu” Alberto é o homem mais importante da Escola João Ribeiro. E disso ela pode falar, já que além de diretora é a professora mais antiga da Escola, com 40 anos de magistério.


Mas é claro que dentro da João Ribeiro todos têm o seu valor. É o que fazem questão de registrar a a secretária Mariane Cunha e a profe Verinha.


Já a supervisora pedagógica Jeane Silva também faz questão de lembrar da participação da comunidade na vida da Escola e se seus quase 750 alunos e 48 professores, além dos funcionários. Hoje a escola atende do primeiro ao nono ano do ensino fundamental e em todas as séries, a relação entre alunos e professores se fundamenta na confiança mútua: as professoras e os professores escutam atentamente aos alunos e estes, por sua vez, ouvem os educadores com respeito e atenção, sabendo que a melhor sugestão para o grupo será discutida e, se for o caso, aprovada.

Essa troca de informações é firme, mas com a gentileza exigida por todos.


O comprometimento dos professores com a vida escolar e social da João Ribeiro também é bastante forte, e contribui para formar um conceito de referência na comunidade. “Os alunos gostam de participar das atividades da escola, pois percebem o envolvimento completo de todos, desde a diretora Angelita até o mais humilde servidor da instituição. Eles, como toda a comunidade, percebem nisso um sentimento de acreditar no que estão realizando, de dar o seu melhor onde quer que isso seja exigido. Todos colaboram, e o resultado também é de todos, comunidade, alunos e escola”, explica Jeane. “Grande parte das melhorias que são vistas aqui na escola são frutos do esforço da coletividade, das pessoas que doaram material, esforço, criatividade, até mesmo mão-de-obra. Tudo foi sendo melhorada aos poucos, com o olhar atento da direção da escola e dos profissionais de educação, sempre em busca de melhorias, seja no campo pedagógico, seja na infra-estrutura material e até mesmo no relacionamento escola-comunidade”, conclui.


Angelita Nogy conhece cada detalhe da escola que administra como diretora. Como professora, o lado humano está sempre aliado ao pedagógico, buscando integrar todos os participantes da João Ribeiro nas atividades realizadas. Esse conhecimento, essa sensibilidade em relação ao aluno e à comunidade onde ele está inserido tornam o trabalho de formar o futuro cidadão uma responsabilidade proporcional ao tamanho da dedicação que todos os professores dedicam à escola: enorme, embora ao mesmo tempo gratificante, pelos resultados que são obtidos com o trabalho de todos. Essa cumplicidade com tantos caminhos a serem trabalhados e formados para o futuro é a recompensa obtida por quem optou por transmitir conhecimentos a quem deles necessita. É estar, realmente, no lugar certo, na hora certa.

 
 
 

Comments


bottom of page