Antigas tradições fúnebres são tema de livro
- Jornal Canudos
- 15 de jul. de 2015
- 1 min de leitura

Escritor Felipe Kuhn Braun prepara o lançamento do seu 12º livro
Os mais de 13 anos de pesquisa sobre os imigrantes alemães, seus descendentes e as localidades fundadas por eles no sul do Brasil já renderam 11 livros para o jornalista e escritor Felipe Kuhn Braun. E foram através das pesquisas que uma parte oculta da história surgiu. Felipe reuniu fotos, documentos e registros históricos sobre as antigas tradições fúnebres em mais uma publicação.
A morte: antigas tradições e suas representações no sul do Brasil, conta com registros que vão desde 1858 até 1980. São fotos de cerimônias fúnebres, cartas com simbologia do luto, lápides, histórias de escultores de lápides, necrológios impressos em alemão gótico e lembranças dos falecidos.
“A morte e o luto são considerados tabus, então busquei fazer uma pesquisa histórica sobre como esses assuntos eram tratados há 100 anos. Além disso, o livro conta com registros de 35 cemitérios da região e fotos dos falecidos nos seus caixões, o que era comum em tempos antigos”, comenta Felipe.
O livro ainda não tem data de lançamento, mas deve ficar pronto nas próximas semanas. “É uma publicação bastante completa. Até mesmo a simbologia das lápides e as curiosas histórias da família que construía, com rascunhos de mais de 140 anos estão documentadas no livro”, finaliza.
Comentários