Conheça os benefícios e cuidados na hora de tomar seu chá
- Jornal Canudos
- 6 de jul. de 2015
- 3 min de leitura

Com o inverno batendo à porta, os cuidados para evitar gripes e resfriados aumentam. E é nessa hora que um conselho valioso das vovós e dos vovôs faz toda a diferença: tome um chá! Eles têm inúmeros benefícios, são naturais e uma das bebidas mais consumidas no mundo. Conheça mais sobre o chá certo para você, a forma de preparo e de consumo.
Benefícios
Um chá quentinho no inverno traz sensação de conforto e de bem-estar, mas os benefícios da bebida vão muito além. Existem alguns tipos de chás que podem ser diuréticos, que previnem o envelhecimento precoce, podem acalmar, ser anti-inflamatório, prevenir diversas doenças, auxiliar no tratamento de diabetes e muitos outros.
Prevenção
No caso das gripes e resfriados, o chá é um forte aliado, mas deve ser usado, principalmente, na prevenção. “Chega o inverno e começam as doenças do frio. O ideal é perceber, notar o que seu organismo está dizendo. Ele sempre avisa quando um resfriado está chegando. E é nessa hora que os chás fazem a diferença, não vai adiantar muito tomar um chá quando a gripe já está avançada, por exemplo”, afirma Taize Peruzzo, farmacêutica da Farmácia Sais e Ervas, de Novo Hamburgo.
Consumo
Além de aproveitar todos os benefícios dos chás com o consumo no momento certo, também é importante saber a forma de preparo. “A medida certa é da palma da mão. Basta colocar o chá e fechar a mão em formato de concha, esse é o ideal para cada um”, ensina Taize.
Depois, é necessário saber a forma de preparo de cada tipo de erva. Para os chás em folha, é necessário esquentar água até a temperatura de 70°C. “Quando a chaleira começar a chiar, desligue a água e despeje sobre as folha numa xícara, que deve ficar fechada por 10 a 15 minutos e está pronto” comenta. Os chás em casca ou raiz devem ser fervidos na água durante 15 a 20 minutos. Depois, é só passar por um coador estão prontos para consumo.
Taize ainda lembra de uma dica fundamental no preparo: “Todos os chás devem ser feitos para consumir na mesma hora. Nada de fazer grandes quantidades ou deixar muito tempo parado. O chá vai acabar perdendo suas propriedades benéficas e pode até ter o efeito contrário”, alerta.

A farmacêutica Taize Peruzzo dá dicas de consumo correto de chá
Tipos de chás
“O mais indicado para prevenir gripes e resfriados são os chás de agrião, guaco, alho e mel, que são anti-inflamatórios. Já a tansagem contribui muito para a desobstrução das vias aéreas. Para infecções e gripes, o chá de sabugueiro também é indicado”, informa. Em caso de dúvidas sobre o chá ideal para problema, é possível consultar a farmacêutica diretamente. Ela vai saber indicar o melhor tratamento e a dosagem diária correta.
“Para quem tem dificuldades em tomar o chá, ainda é possível ter o benefícios das plantas e ervas. Hoje existem cápsulas com o chá seco que podem contribuir muito na saúde também”, completa.
Cuidados
Preparo, dosagem e tipo de chá ideal são importantes para obter todas as propriedades do chá. Mas ainda há mais uma preocupação no momento da escolha que deve ser observado. “Sempre procure na embalagem informações sobre a procedência dos chás. Responsável técnico e local de plantio são importantes, pois esses fatores podem contribuir para a qualidade do produto. Até mesmo nas feiras nós devemos perguntar sobre a procedência. Chás plantados na beira da estrada, por exemplo, podem trazer metais pesados, que contaminam o organismo e causam inúmeras doenças, inclusive câncer”, conta Taize.
Consultas
Para mais informações sobre chás e homeopatia, a farmacêutica Taize Peruzzo atende gratuitamente na Farmácia Sais e Ervas, que fica na Avenida Pedro Adams Filho, 5712, no Centro. As consultas podem ser agendadas pelo fone (51) 3582.6318.
“É preciso acreditar no poder dos chás e nos seus inúmeros benefícios, nosso organismo pode e deve receber esse cuidado, que é natural”, finaliza.
Comments