Colégio Ignácio Plangg promove a cidadania em Canudos
- Jornal Canudos

- 6 de jul. de 2015
- 3 min de leitura

O Colégio Estadual de Ensino Fundamental Engenheiro Ignácio Christiano Plangg está situado na Rua Guilherme Oscar Ody, 153, no bairro Canudos. Possui uma média de 675 alunos matriculados em seus três turnos, 45 funcionários, entre professores e administrativos, 17 salas de atividades pedagógicas, e contempla as séries do ensino fundamental (com exceção da 7ª série, por ter ocorrido pouca procura e por outras escolas do bairro ofertarem essa série específica) e séries do ensino médio/ensino politécnico, onde uma parcela significativa dos frequentadores realiza os estudos no turno da noite.
O espaço físico do Colégio é amplo, possui pátios para recreação, bem arborizados e campos para futebol, vôlei de praia, quadras de futsal, handebol e basquete, estando equipado para essas atividades esportivas. A comunidade escolar que faz uso de suas instalações conta ainda com biblioteca, sala de informática, espaço para leitura, sala de reuniões e de atividades pedagógicas, para serem utilizadas para diversas finalidades.
Esses espaços garantem aos alunos do Plangg a complementação do conteúdo didático que lhes é disponibilizado por seus educadores, possibilitando o acesso às publicações especializadas ou de livre acesso ao público leitor em geral. O Colégio compreende o quanto é necessária essas leituras na formação da consciência ecológica, social e da cidadania, como ferramentas de inclusão e conscientização sociais.
“Nestes tempos atuais, a situação econômica, administrativa e política do País reflete de forma direta na vida da escola, em seus investimentos nos projetos pedagógicos, técnicos e tecnológicos exigidos. O Executivo estadual, responsável pela rede escolar pública a qual o Colégio Ignácio Plangg faz parte, não repassa aos colégios e escolas a dotação direcionada aos diversos projetos existentes em cada instituição. Isso faz com que as atividades fiquem paralisadas, sem data para iniciarem a sua elaboração”, explica Cíntia Berlitz, orientadora pedagógica da entidade educativa.
Marcelo Reis, vice-diretor, fala das possibilidades que são oferecidas aos seus alunos, especialmente aos que frequentam o turno da noite. “São pessoas de 16 a 19 anos, a grande maioria já inserida no mercado de trabalho ou realizando cursos técnicos, que fizeram a opção por estudar à noite pelo simples fato de já estarem com os outros períodos do dia ocupados com atividades comerciais ou até mesmo familiares. Uma boa parte deles já chega ao Colégio um pouco cansados, tendo realizado somente um lanche rápido, insuficiente para quem vai enfrentar algumas horas de aula. O Estado está corrigindo pelo menos a questão da alimentação, fornecendo um lanche, com um menu semanal orientado por uma nutricionista, exclusivamente para esta finalidade”, finaliza.
O Colégio, segundo a professora Cíntia, apresenta ainda algumas debilidades, no principalmente com pessoal e, em menos escala, equipamentos. Funcionários de apoio, pessoal de limpeza, pessoal de manutenção e, na parte de informática, um profissional especializado, para cuidar exclusivamente dos computadores do Colégio.
Apesar desses contratempos, o Colégio Estadual Engenheiro Ignácio Plangg realiza a tarefa para a qual foi criado há 45 anos, em outubro de 1971: formar cidadãs e cidadãos, educar, conscientizar e colocar na sociedade pessoas com consciência social e política, para a realização de um futuro melhor, mais próspero e positivo. “A educação e a formação proporcionada por nosso Colégio se situa entre as melhores da região.
Prova disso é a procura que existe por nossos cursos, pelas nossas atividades pedagógicas, por toda a comunidade de Canudos, a quem atendemos há mais de 40 anos. O nosso propósito é melhorarmos cada vez mais, desenvolvermos sempre mais atividades pedagógicas e práticas educativas que possibilitem uma educação de nível cada vez mais elevado a Novo Hamburgo”, conclui.












Comentários