Saiba como evitar acidentes de trânsito em dias de neblina
- Jornal Canudos
- 1 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

As últimas semanas têm sido de frio para gaúcho nenhum botar defeito. E junto com ele vêm também aqueles dias com muita neblina, que atrapalham até nos pousos e decolagens de aviões. Para quem precisa usar o carro ou moto para se deslocar, ela também causa transtornos. Por isso, é importante que os motoristas estejam atentos e prevenidos para que essa situação não seja a responsável por acidentes.
Os meses entre maio e julho apresentam os índices mais altos do fenômeno, sobretudo nas regiões sul e sudeste do Brasil. A neblina acontece por excesso de umidade no ar e geralmente em pontos de variação de temperatura, como na subida de serras, nos vales e perto de lagos e rios. Antes de sair na rua é importante verificar as condições do sistema de iluminação (luzes de direção, faróis, lanternas), das palhetas do limpador do para-brisa e do reservatório de água do lavador, que deve estar cheio.
Na rua, fique atento tanto a veículos mais lentos à frente quanto a veículos que poderão vir atrás sem reduzir a velocidade. Motoristas com pouca experiência têm a tendência a frear repentinamente. Nesses casos, não use a buzina ou faróis para chamar a atenção, já que qualquer freada brusca pode causar um acidente.
A neblina molha a pista e, caso haja óleo, pode formar uma mistura que vai diminuir a aderência entre o pneu e o asfalto. Qualquer freada ou movimento brusco da direção pode gerar falta de aderência dos pneus com a pista e, consequentemente, a perda de controle do veículo.
Se ficar difícil de enxergar as lanternas do veículo à frente, é sinal que a neblina está ficando mais espessa. Diminua a velocidade com cuidado para que o veículo que vem atrás faça o mesmo. Caso haja necessidade de parada, faça em local fora da via, nunca no acostamento. Procure um abrigo ou estacionamento.
Quando estiver dirigindo sob neblina use os faróis baixos. Nunca use os faróis altos. O farol traseiro de neblina é um caso à parte. É aquela luz mais forte que muitos carros só têm do lado esquerdo. Eles somente devem ser usados em caso de neblina. São muito fortes para outras situações e, portanto, não devem permanecer acesos após o trecho de neblina.
Em condições de neblina, evite ultrapassagens e procure observar sempre as faixas da pista, essa é uma boa maneira para se guiar. Ligar o ar-condicionado dentro do carro também pode ajudar na visibilidade, além de manter as janelas abertas ou a ventilação ligada.
Comments