Patrícia Beck - Fotografia
- Coluna
- 30 de jun. de 2015
- 2 min de leitura

Ter uma máquina fotográfica digital hoje em dia não é luxo, mas sim a tecnologia nos permitindo clicar e guardar nossas recordações mais especiais, dividi-las nas redes sociais para que pessoas que são queridas, acompanhem nossos momentos mesmo morando muito longe!
Mas tirar boas fotos não é tão simples! Meu maridão que o diga, tira foto que é uma
maravilha! Pensando em como ajudá-lo e ajudar também as mulheres que tem dúvidas em como tirar boas fotos, fui atrás de dicas para nos auxiliar, no prazeroso momento de clicar!
Enquadramento: tente fugir de colocar o assunto sempre no meio da foto. Deslocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.
Flash desnecessário: uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura. Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.
Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.
Flash necessário: um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento. Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.
Cuidado com o fundo: tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar a sua foto. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano. Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.
Olhe nos olhos: tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.
Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.
Bom final de semana!












Comentários