CIEP Seno Ludwig: a educação em Canudos tem referência
- Jornal Canudos
- 30 de jun. de 2015
- 3 min de leitura

Com mais de mil e trezentos alunos, cinquenta e seis professores, vinte e uma salas de aula, atendendo nos três turnos, com salas de informática, biblioteca, sala de reuniões e espaços para a prática de atividades esportivas, o CIEP Seno Ludwig oferece educação a toda comunidade do bairro Canudos, e atende a procedimentos de transferência escolar a outras escolas localizadas na região, como a Escola Municipal Tancredo Neves, a EMEF João Brizola, Escola Municipal Senador Salgado Filho e a Escola Martha Warthemberg, para citar algumas. A Escola Estadual Antonio Conselheiro costuma encaminhar para lá os seus alunos que estão cursando o ensino médio, para lá finalizarem o ensino do segundo grau, antes de buscarem uma colocação na Universidade. Como se vê, uma instituição que atende no encaminhamento de diversas atividades pedagógicas originadas no próprio bairro onde se localiza.
“A participação da comunidade junto à escola ainda está aquém do que imaginamos como o ideal, falta um pouco mais de ação voluntária por parte dos responsáveis pelos nossos alunos, embora, os pais de alunos das séries iniciais tenham uma participação mais efetiva nas atividades sociais da escola. É preciso que as pessoas não compareçam somente na época das matrículas, quando a busca por vagas é grande, mas que contribuam com suas presenças durante o ano letivo. Isso fortaleceria a escola e daria uma dinâmica maior aos seus projetos paradidáticos e especiais”, diz a professora Vilma Machado, diretora do CIEP.
Há 19 anos na escola, a professora Vilma sabe como ninguém do cotidiano da instituição: “todos os dias notamos a presença de alguns responsáveis por alunos em nossas instalações, mas chamados pela coordenadora pedagógica ou a nossa orientadora educacional. Queríamos que eles viessem por vontade própria, para saber do andamento da vida escolar de seus jovens, das suas crianças”, completa.
Esse ano, o Ciep Seno Ludwig produziu a primeira edição do seu informativo interno, dia 13 de junho, com matérias realizadas por seus alunos, e patrocinado por pessoas ligadas ao comércio do bairro, que contribuíram no projeto, com publicidade veiculada no informativo. Outras atividades paradidáticas iniciadas no começo do ano foram suspensas por sugestão do governo estadual. Embora a procura pelas oficinas de violão, da horta comunitária e do futsal tivessem uma boa acolhida por parte dos alunos, a situação financeira crítica por que passa o Estado atualmente tornou inviável o repasse de valores para a manutenção dessas oficinas. “Alguns alunos estavam bem entusiasmados com essas ações e até faziam planos sobre como tornariam realidade esses conhecimentos adquiridos nas oficinas, mas ficaram tristes quando souberam de sua suspensão temporária”, fala a professora Josiane Ramos, coordenadora pedagógica da escola.
Embora com problemas enfrentados pela grande maioria das escolas brasileiras, com a participação pouco efetiva dos responsáveis e entraves financeiros causados pela falta de verbas a serem repassadas pelo governo estadual, o CIEP Seno Ludwig continua cumprindo a sua missão de formar e informar, repassar conhecimentos e práticas sociais à população em idade escolar da comunidade de Canudos, bairro onde está instalado desde 29 de setembro de 1994. São quase 21 anos de atividades pedagógicas, de práticas sociais e comunitárias, realizadas por educadores preocupados na realização de um trabalho de formação educacional e social de qualidade, para uma população que responde a esse esforço com o reconhecimento, a confiança que poucas instituições podem gerar em nosso país.
Comments