top of page

Umidade: saiba como afastar esse problema de casa

  • Foto do escritor: Jornal Canudos
    Jornal Canudos
  • 29 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

como-tirar-mofo-e-umidade-das-paredes.jpg1_.jpg

O frio do inverno gaúcho já deu as caras e com ele vem um velho problema: a umidade. Desde infiltrações, paredes mofadas, até roupas com bolor, as consequencias dos altos índices de vapor de água trazem transtornos para o dia a dia, e não devem dar trégua nos meses mais chuvosos, entre julho e agosto. Por isso, é melhor se preparar para prevenir e encarar a umidade.

Banheiro

Aquele banho quentinho no inverno pode aumentar ainda mais a possibilidade de aparecimento do mofo, principalmente no teto. Para evitar, o mais indicado é ventilar muito o ambiente. Caso o mofo apareça, deve-se imediatamente limpá-lo, ou ele pode se espalhar nos rejuntes e no teto. Utilize uma esponja macia com água e sabão neutro. Nos rejuntes dos azulejos, a mesma fórmula funciona. Alvejante e cloro podem ser usados, mas se corre o risco de deixar a superfície amarelada.

Cozinha

O vapor das panelas é um dos principais causadores de umidade na cozinha. Por isso, ao cozinhar, mantenha as janelas abertas. Quando o bolor aparecer nas paredes ou azulejos, siga os mesmos procedimentos usados no banheiro. Tinta antimofo pode ser usada não só na cozinha, mas na casa toda

mofo-1.jpg

Ventilação e iluminação

A ventilação é a maior aliada contra a umidade. Procure manter as janelas da casa aberta durante o dia, deixando o ar e o sol circularem por todos os ambientes. As peças mais úmidas podem receber o auxílio de um ventilador, ar-condicionado ou desumidificador.

Roupas

Para evitar o mofo nas roupas que ficam guardadas, pelo menos duas vezes por semana, é indicado abrir todas as portas do armário por algumas horas para ventilar. Mexa nas roupas e mude os cabides de lugar para ajuda a circulação de ar. Dentro do guarda-roupa, deixe um recipiente desumidificador de ambientes (disponível em supermercados).

Se o mofo já estiver em ação, use um pano com vinagre ou álcool para retirar a mancha. Depois, lave normalmente. Já para secar as roupas no inverno, não há mágica. Estenda no lugar da casa com mais luminosidade possível, geralmente próximo a janelas.

Paredes

Em algumas casas o mofo e bolor aparecem até mesmo nos ambientes que não são úmidos. Isso pode acontecer por causa da má impermeabilização no momento da construção, da pouca iluminação ou da falta de ventilação. Se as primeiras bolhas aparecerem, é possível estourá-las e pintar novamente a parede para manter mais um tempo em boas condições. É possível limpar o mofo com esponja, água e sabão neutro. Caso o bolor fique impregnado ou as bolhas se multipliquem, é necessária uma intervenção mais drástica. Uma boa dica é usar texturas na parede, pois demoram mais a deixar a umidade tomar conta e, às vezes, duram por anos.

Outras dicas

Fique atento a vazamentos, telhas e calhas quebradas. Muitas vezes, o problema está relacionado com água acumulada em tetos e paredes, e não somente com a umidade do ambiente.

Além disso, um saquinho de cravos dentro do armário ajuda a evitar o mofo, assim como o giz de quadro-negro também pode ajudar a eliminar a umidade do guarda-roupa. O vinagre pode ser usado para limpar o bolor das roupas e o suco de limão para os rejuntes do banheiro.


 
 
 

Comments


bottom of page