Se essa praça fosse minha: Praça da Juventude
- Jornal Canudos

- 29 de jun. de 2015
- 3 min de leitura
Mais recente espaço de lazer, esportes e mesmo cultural de Novo Hamburgo, a Praça da Juventude, na Rua Honduras, bairro Santo Afonso, foi inaugurada há um ano, em junho de 2014. Foram investidos mais de R$ 1,8 milhão nas obras, num total de 7.625 metros quadrados.
O nome
Praça da Juventude é um nome utilizado em todo o Brasil. É um dos projetos do Governo Federal, que faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O programa identifica áreas de vulnerabilidade social e maior violência e implanta ali uma série de sub-projetos. O Praça da Juventude é um deles. O intuito é combater a violência através da prevenção, e não da repressão, disponibilizando áreas de lazer, atividades esportivas e culturais, atividades de geração de renda, enfim, a criação de toda uma rede de apoio mútuo da comunidade em prol de uma melhora da qualidade de vida de todos.
O que tem na Praça?
Além de ser a mais nova praça de Novo Hamburgo, a Praça da Juventude é a mais completa em infraestrutura. É a única de Novo Hamburgo cercada e com vigília 24 horas por dia da Guarda Municipal. Ela abre das 7h30 às 12h e das 13h às 18h. Segundo o coordenador geral do Pronasci da Praça, Daniel Bins, em casos de grupos fechados, é possível visita até às 21h. É o que fazem alguns grupos, como o time de vôlei da Prefeitura.
Pista de skate
A pista de skate conta com rampas e obstáculos, com barra para deslizar e caixote. Em boas condições, o problema fica por conta dos dias chuvosos ou posteriores à chuva, já que o local cria várias poças de água.

Ginásio coberto
A área coberta possibilita a proteção da chuva na prática de diversas modalidades: vôlei, futsal, ginástica, entre outros. Está em ótimo estado de conservação, e pode ser reservado gratuitamente por grupos que queiram praticar das 18h às 21h.
Quadra de futebol
Um dos destaques da praça é o campo de futebol society, em grama sintética, em excelentes condições. Segundo o coordenador, a equipe está providenciando a colocação de redes ao redor dela para poder ceder o espaço para reservas de grupos.

Quadra de vôlei de praia
A quadra de vôlei de praia está em boas condições, inclusive recepcionando as etapas do Circuito de Vôlei, com equipes de toda a região. O evento é promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL).
Estrutura
O espaço ainda conta com um teatro com arquibancada. Os banheiros ficam trancados, para preservar a boa conservação. Diversas estruturas do espaço são coloridas e receberam um trabalho bem bacana de grafitagem. Além disso, há iluminação noturna, com muitas lixeiras espalhadas por todo o local. O ponto negativo fica por conta dos bancos. Mesmo com pouco tempo depois da inauguração, estão quebrados e com aspecto de velhos, pois a madeira puxa toda a água.

Projetos paralelos
Não é só uma estrutura que forma a Praça da Juventude. Há ali uma série de projetos envolvendo a comunidade de todas as idades. São eles:
- Mini-vôlei social: atende 90 crianças de 7 a 12 anos, nas terças e quintas, em contraturno escolar.
- Judô: atende 40 crianças de 8 a 15 anos, às sextas-feiras.
- Núcleo do PELC (Projeto Esporte e Lazer na Cidade): jogo de câmbio para melhor idade, atende 30 pessoas.
- Jump: atende 40 alunos, em segundas e quartas pela manhã e segundas e quintas à noite.
- Ritmo: atende 35 alunos nas quartas e sextas à noite.
- Circuito Funcional: atende 26 pessoas, nas terças e quintas à noite.












Comentários