Luminárias artesanais trazem criatividade para a decoração
- Jornal Canudos
- 29 de jun. de 2015
- 3 min de leitura
Na decoração, os detalhes são o que podem fazer a diferença e tornar cada cantinho da casa ainda mais especial. Os elementos que escolhemos para habitar nossas salas, quartos, cozinhas e banheiros não são meros objetos, eles traduzem personalidade e estilo. O toque pessoal entra até na hora de optar pela iluminação dos espaços, e as luminárias criativas são a tendência da vez na decoração.
O melhor de tudo é que não é preciso reservar uma parte grande do orçamento para investir nas luminárias. Com criatividade é possível desenvolver uma peça personalizada e com poucos recursos. O importante é escolher cores e formatos que combinem com o seu estilo e reservar um espaço para receber a nova peça de decoração.
Materiais
Desde utensílios de cozinha até barbante. Tudo serve de inspiração e de base para criar uma luminária ou até mesmo um abajur. Materiais que seriam descartados, como caixas de papelão, também podem ser úteis na decoração.
Tenha cuidado para usar sempre lâmpadas frias, como aquelas fluorescentes ou de LED. Assim o material de revestimento será preservado e vai durar mais tempo, além de trazer mais segurança.
Espaços
Todos os ambientes podem receber uma luminária criativa. Salas, banheiros, cozinhas e até mesmo espaços externos, como varandas e sacadas. O ideal é observar a resistência dos materiais que serão utilizados e a durabilidade naquele espaço.
Criatividade na prática
Quem diria que de uma saladeira de menos de R$ 10,00 sairia uma luminária super criativa e única? Pois o casal Carla Musa e Gabriel Ratzlaff apostaram na ideia e hoje contam com uma dessas na cozinha do apartamento. E tudo, claro, desenvolvido e executado pelos dois, que são designers.
“Nós adoramos luminárias, mas todas são muito caras, e como sempre tivemos vontade de expressar nossa personalidade na decoração, decidimos fazer um teste. Vimos no mercado uma saladeira e resolvemos colocar em prática. É muito legal fazer as coisas com as próprias mãos, o resultado tem um sabor diferente”, afirma Carla.
O próximo passo foi comprar fios e o soquete para a futura luminária. “Com mais R$ 15,00 compramos tudo que precisávamos para transformar a saladeira na peça de decoração. Fizemos o furo com uma furadeira e instalamos a luminária. Estamos muito felizes com o resultado, fez toda a diferença na nossa cozinha”, finaliza.

Faça você mesmo
Materiais:
- Bola de plástico com ventil;
- Cola de artesanato de secagem rápida;
- Barbante de sisal;
- Caneta ou canetinha.
Como fazer
Na mesma extremidade do ventil, desenhe um círculo na bola utilizando a caneta ou canetinha. Este círculo vai marcar o local em que a luz passará para iluminar o ambiente.
Passe bastante cola no barbante e comece a cobrir a superfície da bole. Não esqueça de que a marca não pode ser coberta.
Passe cola no barbante e enrole. Siga esse método até preencher totalmente a bola. Tente enrolar em diversas direções para evitar que o barbante siga um padrão. Quanto mais “bagunçado”, mais bonito ficará.
Cuide para não enrolar o cordão na área marcada. Se você notar que algum ponto está um pouco fraco, pode passar um pouco mais de cola para que não escape.
Depois de enrolar o barbante, aguarde a cola secar completamente. Leia a instrução de sua cola, pois isso varia de marca para marca. Depois de seco, utilize o ventil para murchar a bola e retirá-la do centro de sua luminária. Basta acoplar no soquete da lâmpada ou, com o auxílio de um eletricista, utilizar a lâmpada pendente.

Comments