top of page

Se essa praça fosse minha: Praça Centenário

  • Foto do escritor: Jornal Canudos
    Jornal Canudos
  • 25 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

DSC_2890.JPG

O Jornal Canudos segue visitando os pontos de lazer de Novo Hamburgo e conferindo a situação de praças e parques. Na semana passada o Parque do Trabalhador foi o escolhido e mostramos seus pontos positivos e negativos. Agora, chegou a vez da Praça do Centenário, no bairro Canudos.

História

Foi através do setor coureiro-calçadista que Novo Hamburgo cresceu. E o bairro Canudos, o maior da cidade, foi parte fundamental nesse desenvolvimento. A importância da época de ouro dos calçados está por todo o bairro, inclusive na principal praça, que leva o nome de uma antiga fábrica que ficava em frente ao local.

Foi em março de 1993 que o então prefeito Atalíbio Foscarini sancionou a lei que nomeava o espaço na esquina das ruas Bartolomeu de Gusmão e Daltro Filho como Praça do Centenário, nome escolhido pela contribuição que a empresa Calçados Centenário, instalada desde 1936 em Canudos, teve para a cidade. A praça tem uma área total de 7130,44 metros quadrados, sendo 616,28 de área construída.

Cidade da Criança

Balanços, gangorra, escorregador e outros brinquedos são as principais atrações da Cidade da Criança, que atrai os pequenos e os adultos para curtir a Praça do Centenário. Alguns brinquedos se encontram em bom estado, mas a maioria está depredada ou com algum problema de funcionamento, como é o caso dos balanços.

DSC_2863.JPG

Bancos

Para quem gosta de aproveitar o local para tomar um chimarrão e conversar, há diversos bancos espalhados pela praça, mas nem todos em bom estado. “Eu costumo vir diariamente, é um lugar ótimo. Só que os bancos estão velhos e muitos estão em pedaços, o que é uma pena”, afirma Eulália Castilhos, moradora de Canudos.

DSC_2865.JPG

Geral

Passar pela Praça do Centenário e não notar as pichações e o lixo espalhado é quase impossível. Lixeiras existem, mas os restos de sacolas, papéis e cascas de frutas estão por todos os lados. As pichações são um velho problema da praça, e estão na academia ao ar livre e no prédio, que faz parte do espaço.

DSC_2867.JPG

Academia

A academia ao ar livre conta com dez aparelhos de ginástica, sendo três destinados à pessoas com deficiência. Todos os equipamentos estão em condições de uso, mas as pichações marcam a maioria deles.

Baile da terceira idade

As terça, quartas e quintas são animadas na Praça do Centenário. O tradicional baile da terceira idade acontece nas quartas-feiras à tarde e é sempre movimentado, com diversos casais mostrando seus passos na pista de dança. Já nas terças e quintas é a vez do bingo, que faz a alegria da terceira idade, sorteando brindes como produtos de limpeza, itens para a casa,etc., e é organizado pela lancheria da Praça. Para quem não dança e não gosta de bingo ainda tem pista de bocha e o carteado.

DSC_2901.JPG

UPA

Desde 2011, a comunidade do bairro Canudos conta com uma nova referência no pronto atendimento de emergências. Integrada à Praça do Centenário, a UPA 24h foi a primeira inaugurada no Rio Grande do Sul, e há quatro anos tem salvo vidas na região.

Considerações

A assessoria de imprensa da Prefeitura informa que os brinquedos estão em fase de substituição de equipamentos. Quanto às pichações, e que o local conta com um posto da Brigada Militar.

 
 
 

Comentários


bottom of page