top of page

Saiba como encontrar o perfume ideal para você

  • Foto do escritor: Jornal Canudos
    Jornal Canudos
  • 25 de jun. de 2015
  • 3 min de leitura

per.jpg

Na moda, o conjunto de peças que escolhemos expressa personalidade. Mas entre tantos acessórios, existe um que é invisível e marca com muito estilo: o perfume. O olfato é um sentido muito poderoso. Ele representa um elo com o passado, pois o simples contato com aromas específicos é capaz de resgatar lembranças e momentos importantes. Por isso, os perfumes são tão valiosos e marcantes. Com assinatura de estilistas famosos, importados ou feitos com matéria-prima nacional, os perfumes têm diferentes composições e formas de uso.

Tipos

É importante conhecer os tipos de perfume e sua composição antes de escolher o que mais combina com você. As fragrâncias tipo Colônia (Eau de Cologne) são as mais suaves, com baixa concentração de essências e têm fixação de duas a seis horas; são ideais para serem usadas no corpo todo logo após o banho, e são ideais para os dias mais quentes.

Já o Eau de Parfum é a fórmula mais popular. Contém entre 7 e 14% de óleo de fragrâncias e elixir de perfumes. É a segunda essência mais forte e duradora. No Eau de Parfum, 70% do aroma se perde após algumas horas e aproximadamente 30% permanece por todo dia. Por ser uma fragrância mais concentrada, tem um valor mais elevado e é indicado para ocasiões especiais.

Eau de Toilette apresenta uma concentração menor de óleos e elixires do que o Eau de Parfum ou perfume, contendo de 1 a 3% de óleos de fragrância. No Eau de Toilette, 80% dos óleos evaporam em apenas 3 horas. É ideal para o dia a dia.

O Parfum é o extrato da fragrância e contém de 20 a 40% de óleo e elixires, ou seja, a maior concentração de óleos de todos os tipos de fragrância. O perfume deve ser aplicado em pequeníssima quantidade e não deve ser borrifado, tudo para manter um aroma agradável na pele.

Famílias olfativas

Depois de conhecer o tipo de fixação que você deseja, é ideal acertar no aroma. Existem cinco famílias olfativas nos perfumes. Os aromas florais são os mais populares, e são relacionados com o feminino e o romântico, além de transmitir a ideia de juventude. Normalmente, os perfumes florais têm um aroma com base de rosas, gardênias e lavanda.

Os aromas orientais tendem a ser mais penetrantes e seu cheiro lembra especiarias como canela, cravo e baunilha. São mais indicados para o inverno, por ter aromas mais densos. Já os aromas da família chipre são caracterizada pelo aroma de terra. Os perfumes lembram madeiras como cedro com um toque cítrico.

As apaixonadas pela natureza têm tudo a ver com o aroma verde. Estas fragrâncias têm um cheiro que lembra grama, folhas e grandes espaços abertos, como os campos. Assim como a família olfativa oceano, são ideais para o verão.

Os amadeirados são típicos perfumes de inverno. Levam o aroma de madeiras como pinheiro selvagem, o sândalo e o cedro do Líbano. A esta família juntam-se ainda algumas resinas balsâmicas: os bem conhecidos incenso e mirra, cujos aromas não podiam ser mais quentes.

Os cítricos são marcados pela utilização da laranja, limão, toranja, tangerina e bergamota. É uma família aromática bastante popular porque produz perfumes leves, frescos e estimulantes.

Testes

Ao entrar na perfumaria, teste alguns aromas nas fitas e depois selecione até três para aplicar na pele, as fragrâncias podem ficar diferentes em cada pessoa. Também é importante saber que o tipo de pele interfere: as oleosas tendem a fixar melhor os perfumes do que as secas. Isso porque a base álcoolica tem afinidade com o óleo. Como as fragrâncias são supervoláteis, a evaporação acontece muito mais rápido em peles secas.

Como usar

Na hora de usar o seu perfume, aplique nas áreas de maior irrigação sanguínea: pulsos, atrás das orelhas, nuca, dobras dos braços e atrás dos joelhos. É importante manter seu perfume ao abrigo do sol e do calor, assim você prolonga sua duração e qualidade. Após aberto, ele tem duração média de dois anos.

 
 
 

Comments


bottom of page