Escola Antonio Conselheiro: referência no bairro Canudos
- Jornal Canudos
- 25 de jun. de 2015
- 2 min de leitura

Com um total de quase 470 alunos, atuando da sexta à nona séries do ensino fundamental, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Antonio Conselheiro formou, no intervalo de dez anos (2005 a 2014), mais de 5.300 alunos. Esse total representa quase oito vezes mais que o número de alunos que, no mesmo período, deixaram o ambiente-escola no fenômeno da evasão.
Para Márcia Loch, atual diretora da Escola, essa situação deve-se em parte ao processo de ensino executado pela instituição, e também à contribuição efetiva da comunidade de Canudos, sempre participativa quando chamada a contribuir com sua colaboração nas atividades pedagógicas e sociais.
Hoje, a Escola Antonio Conselheiro atende ao bairro Canudos em sua totalidade, Vilas Iguaçu, Getúlio Vargas, Kipling e Aeroclube, disponibilizando para seus moradores educação de qualidade, atividades sócio-educativas, esportivas e práticas artísticas. O corpo de professores da busca realizar uma atividade pedagógica centrada na conscientização dos alunos nos valores sociais mais importantes, na convivência entre as pessoas das mais diversas classes. A importância e a valorização da água na humanidade, o comportamento ecológico e suas implicações sociais, o trabalho e a dignidade do ser humano enquanto pessoa economicamente ativa e o desemprego na atualidade. Esses são alguns temas sempre atuais de discussão permanente da Escola com seus alunos e as comunidades onde moram.
No começo, a Escola Nova de Canudos, como era conhecido o embrião da Escola Antonio Conselheiro, pertencia ao administrativo do CIEP Seno Ludwuig. Em 17 de fevereiro de 1998, através de Decreto de Criação nº 38.197, ocorreu o desmembramento, e por meio do parecer nº 1030/2001, veio a alteração da denominação de Escola Nova de Canudos para Escola Estadual de Ensino Fundamental Antonio Conselheiro, denominação esta que veio através de uma pesquisa realizada junto à comunidade, já que ‘Antonio Conselheiro’ tem uma relação histórica com a palavra ‘Canudos”, e por isso ganhou a consulta popular e tornou-se a denominação oficial da nova Escola.

Grupo de professores da Escola Antônio Conselheiro
Hoje a escola conta com 464 alunos, mantendo o seu nível de matrículas anual, e possui um corpo de 19 professoras e professores, tendo como diretor e vice-diretora os professores Mauro Inácio Hoff e Márcia Loch, respectivamente. Quatro funcionários ajudam nas atividades administrativas e funcionais da instituição, contribuindo para que exista a infraestrutura necessária para as atividades pedagógicas dos professores e alunos da Antonio Conselheiro, além de dar a tranquilidade fundamental para um ensino de qualidade.
Comments