top of page

SAS-Rua traz dignidade e saúde a quem tem as ruas como moradia

  • Foto do escritor: Jornal Canudos
    Jornal Canudos
  • 22 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

moradora-rua.jpg

Os quase 500 moradores de rua de Novo Hamburgo são cadastrados e atendidos pelo Serviço de Abordagem Social de Rua (SAS-Rua)

Morar nas ruas provoca situações bem desagradáveis para quem vive essa realidade. Preconceito, descaso, indiferença e até mesmo a desconfiança das outras pessoas atingem o homem ou a mulher que não possuem um lugar adequado para dormir, tomar banho, fazer necessidades básicas como comer, repousar ou descansar. Algumas reações da comunidade abalam ainda mais o já tão castigado conceito social de quem vive nas ruas.

O SAS-Rua é uma entidade de média complexidade de atuação, que proporciona ao morador de rua tomar um banho e cuidar de suas roupas em ambiente adequado para esta finalidade. O Serviço não disponibiliza o pernoite, pois isso já é função de uma outra instituição, o Albergue. O SAS-Rua é conveniado com o Governo Federal, através do Ministério da Assistência Social, e existe em Novo Hamburgo desde 2010, ano em que uma pesquisa identificou a quantidade de moradores de rua da cidade e suas necessidades básicas, através da Secretaria Municipal de Ação Social. A pesquisa teve seu início na Praça do Imigrante e conseguiu atingir seus objetivos principais.

“A partir desse conhecimento, começamos a trabalhar com as pessoas que moravam nas ruas, oferecer a elas higiene, saúde, limpeza das roupas e colocar, para quem desejasse, uma oportunidade para se livrar das sequelas das drogas, especialmente o crack, através da aplicação de uma oficina de redução de danos causados pelas drogas e pelo álcool”, explica o diretor do SAS-Rua, Roni Gomes. “A partir desse acolhimento, identificamos as carências e proporcionamos as condições para que essas pessoas possam retornar, aos poucos, a uma vida regular, em que consigam um trabalho e possam se auto-sustentar. O maior desafio que elas enfrentam é o próprio preconceito da comunidade, que as vêem de uma forma sempre negativa”, conclui.

O SAS-Rua planeja realizar uma ação que possibilite à pessoa que mora nas ruas uma oportunidade para conseguir uma ocupação digna, no mercado de trabalho. O Serviço fornece gratuitamente uma declaração de endereço fixo, no próprio SAS-Rua, e que permite ao portador do documento se inscrever para uma vaga de trabalho, junto a qualquer empresa. Para quem deseja conhecer mais ações de trabalho, o SAS fica na Rua Domingos de Almeida, 200, no Centro. O telefone de contato é o (51) 3035.5904.


 
 
 

Comments


bottom of page