top of page

Os cuidados a se tomar com a chegada do inverno

  • Foto do escritor: Jornal Canudos
    Jornal Canudos
  • 22 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

cuidados-beleza-saude-inverno2 (1).jpg

O inverno está chegando, no dia 21 de junho próximo. Isso significa dias mais frios para alguns, roupas mais quentinhas para outros ou ainda mudanças na alimentação.

Significa, também, alguns cuidados básicos que devem ser tomados por quem sofre com a chegada da estação. Resfriados, gripes, sinusites, asmas e alergias são algumas doenças associadas à mudança de clima e fazem a preocupação de muita gente.

Para alguns casos mais simples, como um resfriado leve ou uma gripe ocasional, é aconselhável se evitar mudanças bruscas de temperatura, o que ocorre quando se está em um ambiente fechado e se vai para um ambiente aberto, onde a temperatura é muito mais baixa. Estar bem agasalhado, nessas ocasiões, é um procedimento natural e que evita em grande parte o surgimento de doenças. Junte-se a isso uma boa hidratação, de preferência com líquidos quentes, tipo chás, cafés ou chocolates quentes, então a prevenção aumenta em muito, evitando assim o ressecamento de algumas partes importantes do corpo, como pele e mucosas.

Banhos com água muito quente, porém, devem ser evitados, pois os mesmos causam uma variação de temperatura muito grande, e contribuem para que a pele sofra ressecamentos e, como consequência, o surgimento de cortes, alguns bem dolorosos. Manter o ambiente em que se vive bem limpo e sem o acúmulo de poeira, além de ser uma norma constante de higiene deve ser levada em conta ainda mais no inverno, pois com isso se evitam as alergias, resfriados e outras reações desagradáveis.

E, por último, mas também muito importante, deve ser redobrada a atenção com o aquecimento, tanto no ambiente de morada como no trabalho. Muitas pessoas utilizam gás de cozinha, querosene, carvão, petróleo ou madeira (na lareira), para aquecer o ambiente. Essa queima de combustíveis provocam o surgimento do monóxido de carbono (CO), um gás sem cor ou cheiro, difícil de se perceber, e que pode até causar a morte, se inalado em determinadas condições. Caldeiras, estufas, fogões de cozinha, aquecedores de água e até mesmo veículos, quando mal regulados, emitem monóxido de carbono e tornam-se um perigo em potencial para quem os utiliza, sem tomar os cuidados de prevenção devidos.

Tomados esses cuidados, com sua pessoa, e com os equipamentos que são utilizados em sua casa ou no trabalho, resta apenas curtir o friozinho gostoso que está batendo à porta e que vai ficar, pelo menos pelos três próximos meses.

 
 
 

Comments


bottom of page