SE ESSA PRAÇA FOSSE MINHA: Parque do Trabalhador
- Jornal Canudos
- 17 de jun. de 2015
- 3 min de leitura

Na semana passada o Jornal Canudos mostrou a realidade do Parque Floresta Imperial, apontando os pontos altos e baixos do local. A reportagem repercutiu, e agora se transforma em uma série que vai mostrar, semanalmente, os pontos de lazer da cidade. Dessa vez visitamos o Parque do Trabalhador.
O Buraco do Raio
O nome pode parecer estranho, mas era assim que o local onde hoje está o Parque do Trabalhador Luiz Albuquerque se chamava. Até hoje os vizinhos ainda lembram do nome. O motivo era um enorme buraco, causado pelas chuvas através do tempo. Mas há quem jure que o enorme não foi causado pela chuva, e sim por um raio que caiu no local.
Luiz Albuquerque
Durante o governo do prefeito Nelson Ritzel (1977 a 1982), o Buraco do Raio foi aterrado com o lixo recolhido na cidade durante um ano. Nesse mandado, o secretário de Serviços Urbanos era Luiz Osório Pereira de Albuquerque, que hoje dá o nome ao Parque do Trabalhador. Ele se empenhou na construção e melhorias nas áreas de lazer na cidade. No seu mandato, foi feita a remodelagem do Buraco do Raio para que pudesse se tornar o Parque. (Fonte: livro Ruas e Parques Novo Hamburgo Quem é Quem – 3ª edição, 2014).
Como está hoje?
Na visita ao local, a impressão é de um local limpo. No Parque funciona a sede da escola de samba Aí Vêm os Marujos. E a presidente da escola, carinhosamente chamada pela comunidade de Dona Alicia, mora no bairro há 60 anos. A fundadora da escola de samba lembra que o Parque era muito abandonado e sujo, e que hoje é um espaço mais bem cuidado.

Dona Alicia, presidente da Marujos, mora há 60 anos no bairro
EMEI Branca de Neve
Além da escola de samba, há no Parque uma Escola de Educação Infantil, a Branca de Neve. A diretora, Loreni da Costa Pereira, explica que a limpeza de grande porte, com roçada do Parque, é feita duas vezes ao ano, geralmente em abril e setembro, quando o local recebe o rodeio municipal. Já no espaço da escola, quem faz a limpeza são os próprios pais de alunos.
A Escola desenvolve o projeto SOS Parque do Trabalhador, e busca, desde o ano passado, a adoção de uma área ao lado da Escola para que seja feito um espaço de convivência para a comunidade escolar. Os equipamentos são doados por empresas locais, e também são os pais que vão construir o espaço (foto).
Estrela Futebol Clube
Há mais de 20 anos o Sr. Pedro Reis cuida do espaço onde treina o Estrela Futebol Clube. E todo sábado, quando não chove, tem treino ou jogo. A equipe participa de campeonatos em Novo Hamburgo e leva as cores vermelho, preto e branco em sua camisa aonde vai, representando o bairro Rincão. O campo não é dos melhores, e a estrutura de vestiário e cantina é precária, mas isso não impede a equipe de manter sempre a animação.
Capela Mortuária

Todos os moradores podem fazer uso da Capela Mortuária, que possui dois espaços (capela A e capela B). Para o pedido, basta entrar em contato diretamente com a subsecretaria de Obras da Região Oeste, por meio do fone (51) 3582.2385. Na visita ao local, foi constatado que, mesmo durante o dia, a luz das capelas fica acessa. A comunidade confirmou que isso é frequente. Além disso, como há muitas árvores no local, a frente das capelas fica constantemente cheia de folhas.
Geral
Uma constatação da reportagem é que no local existem poucas lixeiras, com exceção das disponibilizadas pela escola. Também existem estruturas abandonadas entre às árvores o mato é alto. Além disso, a praça não conta com pracinha de brinquedos. Já no espaço onde funciona a UBS Rincão, dentro do Parque, a área é bem cuidada e em bom estado de conservação.
Obras

Segundo a Prefeitura, o Parque do Trabalhador receberá um Centro de Iniciação Esportiva (CIE), cujo objetivo é incentivar a prática esportiva, o lazer e a revelação de atletas. O investimento será de R$ 3.367.288,28, oriundo do Ministério do Esporte. O Centro terá uma área de 3.500 metros quadrados. Neste espaço serão construídos um ginásio poliesportivo com arquibancada para 177 lugares para a prática de 15 esportes olímpicos, 6 paraolímpicos e 1 não olímpico.
Comments