Como está o Parque Floresta Imperial?
- Jornal Canudos
- 9 de jun. de 2015
- 2 min de leitura

Na última semana de março, a Prefeitura realizou um mutirão entre seus órgãos para revitalizar o Parque Floresta Imperial. Segundo os historiadores, seria este o local designado para a fundação da cidade de São Leopoldo, e não onde hoje situa-se o centro da cidade vizinha.
Os livros contam que o Parque, que hoje fica na Rua Coronel Travassos, no bairro Rondônia, foi visitado pelo Visconde de São Leopoldo, acompanhado pelo Coronel Engenheiro João Bento Alves Porto. Este teria traçado a planta da futura colônia ali. Juntos, eles edificaram uma cruz no local indicado pelo visconde. Por contratempos entre os líderes portugueses da administração da época, o local realmente utilizado foi o que hoje conhecemos e em que hoje está o centro de São Leopoldo.
Por que Parque Floresta Imperial?
Na década de 1840, o local pertencia a Johann Philipp Steilgeder e sua esposa Barbada Krämer, ambos vindos da Alemanha. Foi na época da passagem do Imperador Dom Pedro I pela região que o local serviu de abrigo para a cavalaria do imperador, que preferiu ficar hospedado no hotel da família Kroeff, em Hamburgo Velho. A casa está no Parque até hoje, e pode ser vista logo na entrada do Parque.
Mas o edifício outrora tão importante, hoje foi consumido pelo tempo.
Hoje, o prédio encontra-se completamente abandonado e serve apenas como depósito de entulho. Tanto o chão quanto o teto dão a impressão de que podem desmoronar a qualquer instante. Do lado de fora, além da ação do tempo, é possível ver diversas pichações.
Galpão
O galpão que costumava ser aberto ao público para realização de eventos também vive uma realidade parecida com a do prédio histórico ao seu lado. No interior, sujeira e falta de manutenção dão a impressão de que ninguém passa por ali há um bom tempo.
Espaços de lazer
Ao contrário dos prédios, a pracinha do Parque está em ótimas condições. Os brinquedos estão completos, limpos e sem defeitos. A grama também está bem aparada e há areia sob os brinquedos. Os bancos e meios-fios foram recém-pintados. Os espaços de esporte, como o campo de futebol, também estão em ótimas condições.

Estrutura
Apesar de alguns pontos com acumulo de material orgânico, como restos de grama e galhos de árvore, o Parque está limpo e bem cuidado, mesmo nos pontos mais afastados. As churrasqueiras também foram restauradas no mutirão de março e estão em bom estado. O que deixa a desejar são os banheiros, depredados pela comunidade. Outro aspecto negativo é a gruta da santa, que teve a estátua roubada, e o Monumento à Bíblia, depredado por pichadores.

Comments