Proprietários do Corredor Cultural são notificados para tombamento estadual
- Jornal Canudos
- 2 de jun. de 2015
- 2 min de leitura

Construções históricas podem ser tombadas pelo Patrimônio Estadual
A história de Novo Hamburgo e dos imigrantes que ajudaram a construir a cidade pode ser contada através das casas e prédios que formam o Corredor Cultural. E para que essas construções históricas sejam preservadas, na sexta-feira, 22, uma equipe da Prefeitura deu continuidade ao processo de notificações dos proprietários, conscientizando-os da importância das edificações e dando mais um passo na direção do tombamento como Patrimônio Estadual.
O Corredor Cultural compreende a área que inicia na Praça 20 de Setembro (Rua Júlio de Castilhos) até a General Osório, divisa com a General Daltro Filho. Cerca de 90 imóveis, entre residências e estabelecimentos públicos, privados e comerciais, constituem essa região. A área, pela importância histórica e cultural recebeu o tombamento provisório no início de 2014, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). A partir do momento em que todos os proprietários estiverem notificados, qualquer intervenção ou obra de restauração devem ser comunicadas pelo município e receber autorização do Iphae para serem realizadas. A demolição de qualquer prédio não é permitida sob hipótese alguma. Após concluída essa etapa, todas as notificações serão encaminhadas ao Registro de Imóveis para que, nos casos de futuras transações comerciais, os novos proprietários saibam das condições especiais.
Sobre o Corredor Cultural
O chamado Corredor Cultural foi o primeiro polo industrial de Novo Hamburgo. Idealizado pelo então industriário Pedro Adams Filho. Era a principal via que ligava a Estação New Hamburg (hoje, Praça do Imigrante) à Hamburgerberg (Hamburgo Velho). No final do século 19 até meados do século 20, foi principal centro industrial do Município, o que deu a Novo Hamburgo condições econômicas de se colocar como cidade-polo da região.
Fotos: (créditos - Cler Oliveira)
Comments