top of page

Canudos mais segura

  • Foto do escritor: Jornal Canudos
    Jornal Canudos
  • 2 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

DSC_2324.JPG

No ano passado, a Prefeitura anunciou a aquisição de uma série de equipamentos para melhorar a segurança, através de uma parceria com o programa Crack. É possível Vencer. Agora, o uso de equipamento já está sendo sentido pela comunidade. Exemplo disso é o microônibus de monitoramento, que faz plantão diário na Rua Bartolomeu de Gusmão, próximo aos bancos.

Responsável pelo equipamento, o Guarda Municipal Luis Barte diz perceber a comunidade mais tranquila por onde passa. Com 23 anos de corporação, O Barte está na GM desde a sua fundação, e conta que a tecnologia surpreende. “A tecnologia evolui e nos ajuda a desempenhar melhor a nossa função. O microônibus é equipado com 5 câmeras, filma em 360 graus e todas as informações são enviadas diretamente para o Centro de Observação e Vigilância (COV), na sede da Guarda Municipal”, relata.

O guarda garante que a presença do equipamento é importante. “As pessoas se sentem mais tranquilas. Quando chegamos já podemos ver o resultado também nas infrações de trânsito. O pessoal respeita, vai colocando o cinto, escondendo o celular”, comenta Luis, que explicou ainda que o resultado já foi sentido nos números: “o índice de crimes e ocorrências de trânsito diminui quando o microônibus está no local”.

A presença constante do equipamento nas ruas faz parte da nova política de segurança da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) e também do diretor da Guarda Municipal, Marcos dos Santos. “O equipamento dá a sensação de segurança à população. Por isso o Marcos, nosso diretor, exige a presença contínua junto à comunidade”, diz Barte.

2014-10-22-GABINETE - Entrega equipamentos(19) (1).JPG

Locais fixos

O micro-ônibus tem horários fixos de atuação. Na parte da manhã, o posto é na rótula do Pio XII, no Centro. Na parte da tarde, até às 15h, na Rua Bartolomeu de Gusmão, esquina com Rua Florença. Após esse horário, volta para o Centro.

O equipamento

O micro-ônibus está equipado com 5 câmeras, 4 nas laterais do veículo e uma giroscópica em um mastro telescópico que fica na parte de cima. Outras 19 câmeras sem fio fazem parte do conjunto de equipamentos monitorados a partir da unidade móvel. Na parte interna, a central de videomonitoramento é composta por duas câmeras e três estações de monitoramento com 3 monitores cada. Ainda há a central de processamento, onde é possível ter acesso a todos os dados tanto do veículo abordado quanto do motorista. O valor do investimento do micro-ônibus é de R$ 780,000.00 (veículo e equipamentos de videomonitoramento).

 
 
 

Comments


bottom of page