Aprovado fim da reeleição para presidente, governador e prefeito
- Jornal Canudos

- 1 de jun. de 2015
- 1 min de leitura

Com 452 votos favoráveis, deputados aprovaram fim da reeleição
Uma série de votações de propostas de reforma política entraram na pauta da Câmara dos Deputados durante a última semana. Uma deles prevê o fim das reeleições para presidente da República, governador e prefeito e foi aprovada por 452 votos a favor. Os votos contrários somaram 19, além de uma abstenção.
O texto do fim da reeleição, de autoria do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), não altera o tempo atual de mandato (quatro anos), mas o plenário analisará a ampliação da duração do mandato para cinco anos. Antes de votar o fim da reeleição, os deputados rejeitaram o financiamento exclusivamente público das campanhas e aprovaram a doação de empresas a partidos, mas não a candidatos.
Pelo texto aprovado pelos deputados, a nova regra de término da reeleição não valerá para os prefeitos eleitos em 2012 e para os governadores eleitos em 2014, que poderão tentar pela última vez uma recondução consecutiva no cargo. O objetivo desse prazo para a incidência da nova regra foi obter o apoio dos partidos de governantes que estão atualmente no poder.
Crédito Gustavo Lima/Câmara dos Deputados












Comentários