top of page

Energia solar: uma opção energética sempre atual

  • Foto do escritor: Jornal Canudos
    Jornal Canudos
  • 28 de mai. de 2015
  • 2 min de leitura

living-off-the-grid-lg.jpg

Não demora muito e iremos ver, cada vez mais, painéis instalados em locais adequados de casas e prédios, captando energia solar. Essa fonte de energia, bem antiga, mas sempre descartada pelo homem, ganha cada vez mais adeptos nesses tempos de crise hídrica e aumento da poluição ambiental, causada pela queima de combustível nas usinas térmicas. A energia solar apresenta-se como uma opção viável, limpa e sempre disponível, pois, afinal, o sol nasce para todos, todos os dias.

As notícias dão conta de como o processo de utilização da energia gerada pelo sol vem tomando corpo em todo o mundo. Aqui no Rio Grande do Sul, os empreendimentos voltados para esta finalidade estão gerando centenas de postos de trabalho, fazendo com que a economia local ganhe um novo ritmo, impulsionando ideias e soluções a curto e médio prazo. Aos poucos, a realidade cotidiana incorpora atividades que há bem pouco eram consideradas inviáveis, coisa de sonhadores. Pois bem: o sonho chegou e está batendo em nossa porta!

Em Novo Hamburgo, dois irmãos acreditam e apostam na utilização dos painéis solares para captar energia limpa e de baixo custo. Elio e Paulo César Barcelos montaram painéis de captação no telhado de sua residência, no centro de Novo Hamburgo, e estão bem satisfeitos com a iniciativa, utilizando energia para as atividades domésticas e acumulando reserva para uso futuro. Essa captação de energia não implica em descartar a utilização da energia fornecida por concessionárias oficiais, mas apenas em adequar o consumo e o custo deste, na viabilidade econômica do usuário. O aumento no custo do fornecimento da energia foi o que apressou a utilização da alternativa de captação da energia solar, tanto no uso doméstico como para fins comerciais e industriais.

“Essa alternativa tem como consequência imediata a viabilização de novas parcerias, novos conceitos de produtos e serviços, além, é claro, de uma maior economia para o consumidor de energia, que somos todos nós. O reposicionamento dos hábitos de consumo energético por parte das pessoas e das empresas é algo que vai acontecer naturalmente, sem maiores problemas de rotinas por parte destas”, explica Elio Barcelos, bacharel em Ciência da Computação. “O sistema é simples e as operações que são realizadas pelos usuários, mais simples ainda. A energia solar veio para ficar, e essa situação de ‘novidade’ é algo que com o tempo e o uso cada vez mais popularizado dos painéis de captação, vai se tornar algo comum, corriqueiro...”, complementa Paulo César Barcelos, analista de mercado.

O futuro irá confirmar o que já é presente. A captação da energia solar através de painéis solares existe em quantidades cada vez maiores e em diversas regiões do planeta, em locais isolados ou em grandes metrópoles, no uso doméstico ou comercial, em países desenvolvidos e em desenvolvimento, nas sociedades mais diferenciadas do mundo. O sol, em se tratando de energia, mais uma vez nasce para todos.


 
 
 

Comentários


bottom of page