Tênis: um esporte com tradição em Novo Hamburgo
- Jornal Canudos
- 18 de mai. de 2015
- 3 min de leitura

O tênis sempre foi popular em todo o mundo. No Brasil, foi com o tenista Gustavo Kuerten, o Guga, que o esporte ganhou força e se popularizou, nos anos 2000. E Novo Hamburgo sempre esteve ligada à tradição do tênis, como grandes nomes saindo daqui. Inclusive Larri Passos, o treinador de Guga.

Desde os anos 30 a modalidade é praticada na Sociedade Aliança, formando grandes tenistas. Mas, mais do que isso, formando pessoas de caráter, garante Cali Maier, coordenador de tênis na Sociedade. Ele diz que o esporte trabalha o indivíduo, a honestidade, o convívio em grupo e a disciplina. Na época, o clube se chamava América Tênis Clube. Mais tarde surgiu a Sociedade Aliança, através da fusão do Gesangverein Frohsinn (hoje Coro Júlio Kunz), América Tênis Clube e Atiradores de Hamburgo Velho.
Quem acompanhou boa parte dessa história foi Paulo Streb. Paulo é sócio desde 14 de outubro de 1957. Aos 80 anos, ele conta que conheceu o tênis no Aliança. “Naquela época as marcações eram feitas de cal. A cada set tinha que refazer”, lembra. Até hoje, a disposição continua a mesma. “Eu sempre joguei por hobby, não pra competir”, lembrou Streb, que até hoje dá as suas tacadas.

Desde março deste ano, o clube conta com um projeto social, em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo, que atende crianças da rede pública de ensino gratuitamente. Segundo Cali, são 44 jovens atendidos através do Mais Educação. “Temos crianças dos 3 aos 17 anos. Entre os 10 e os 12 eles decidem se querem competir ou continuar apenas praticando”, conta. Atualmente o clube conta com 7 quadras profissionais, sendo 3 delas cobertas.
Para o professor, o clube tem uma história de formar grandes tenistas. Ele usa o exemplo de Larri Passos, que começou nas quadras do Aliança. “Ele começou recolhendo bolinhas, virou tenista, participou de competições e depois virou técnico e ganhou reconhecimento. Mas começou aqui com a gente”, lembrou.

Um dos motivos que mais tem levado os jovens, e principalmente os pais, a procurar o tênis, é a formação. “No tênis, a gente aprende coisas para a vida. É o único esporte que o atleta é o juiz. Ele diz se a bola entrou ou saiu, ou seja, trabalha a honestidade. Se o jogador não for honesto, ele acaba sendo excluído pelos outros jogadores. Também trabalha a educação, pois o atleta tem que devolver a bola na mão do adversário para ele sacar. E a disciplina, a aplicação, principalmente nos treinos”, afirma o coordenador.
Regras e história

Se na Sociedade Aliança o tênis começou a ser praticado nos anos 30, a origem do esporte vem de muito antes. De origem inglesa, o esporte geralmente praticado em quadras abertas, em três tipos de quadra: o saibro, feito de pó de tijolo, que tira a velocidade da bola, o sintético, que não absorve tanto os impactos e dá mais velocidade, o carpete, que geralmente é em quadras fechadas, e a grama, parecida com a do futebol.
O esporte é disputado entre dois oponentes ou em duplas, que podem ser mistas (homens e mulheres) ou não. A quadra é dividida em duas meias quadras, e o objetivo é utilizar a raquete para rebater a bola para a quadra adversária, delimitada pela rede central.
O ponto é marcado quando a bola é arremessada, toca o solo e o adversário não consegue devolvê-la ou a devolva fora dos limites da outra quadra. Ou seja, é um jogo de ataque e defesa.
Para quem não está habituado, a pontuação do tênis é um pouco estranha. Isso porque os pontos são contados assim: 15, 30, 40 – game. Cada game conta do número um ao cinco, e o conjunto de games é o set.

O tênis surgiu lá no século XIX, na Inglaterra. Muitos historiadores, porém, acreditam que a origem do esporte data do século XII, na França, porém, nessa época usava-se a mão para bater na bola. No final do século XVI começou-se a usar raquetes e o jogo passou a ser chamado de "tênis", do francês antigo Tenez, que pode ser traduzido como "segure" ou "receba".
O torneio mais antigo de tênis no mundo, o Torneio de Wimbledon, foi realizado pela primeira vez em Londres em 1877. Essa primeira edição gerou um debate sobre a padronização das regras do esporte, que levou à fundação da United States National Lawn Tennis Association, em 21 de maio de 1881, para padronizar as competições.
Comentarios