top of page

Novo Hamburgo está entre as cidades com os ônibus mais velhos do Estado

  • Foto do escritor: Jornal Canudos
    Jornal Canudos
  • 18 de mai. de 2015
  • 1 min de leitura

hamburguesa.jpg

A idade média dos ônibus que circulam por Novo Hamburgo é 10,7 anos. Um estudo feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) revelou que o Município está entre as cidades com os ônibus mais antigos do Estado. Além disso, a cidade fica em segundo lugar entre as frotas da Região Metropolitana.

No ranking estadual, Gramado tem a frota mais antiga, com ônibus de 18 anos e é seguida por Passo Fundo (18 anos), Cruz Alta (16 anos), São Borja (15,8 anos), Guaíba (13,4). Por outro lado, o município de Esteio aparece com a frota mais nova (2,9 anos), seguido por Cachoeirinha (3,5 anos). De acordo com o levantamento, a idade média da frota de ônibus de Porto Alegre é de 5,2 anos.

Além disso, o estudo revelou que 51% das cidades gaúchas operam o transporte público sem contrato. O diagnóstico tem origem em um ofício circular no qual o TCE orientou as prefeituras gaúchas a preencherem um questionário sobre o transporte coletivo urbano por ônibus. Com a identificação dos problemas, o estudo vai auxiliar os municípios a regularizar a situação.

Novo Hamburgo também está entre mais da metade das cidades do Estado sem contrato resultante de licitação para o transporte público. Desde 2013 são realizados estudos para a estrutura do edital de nova licitação, que segue sem previsão de lançamento. Os primeiros estudos, que previam a implantação de bilhetagem eletrônica e a aguardada passagem integrada, são de 2011.

 
 
 

Comments


bottom of page