top of page

Saiba como escolher o pet ideal para você

  • Pet
  • 11 de mai. de 2015
  • 3 min de leitura

greg_diadecao3.jpg

Existem inúmeros motivos para abrir as portas da sua casa para um pet. Os benefícios vão muito além de uma companhia, a ciência comprova: ter um animal de estimação faz bem para o coração, melhora a autoestima e, claro, traz muita alegria para seu lar. Mas antes de escolher seu pet, algumas dicas podem ajudar a encontrar o que mais se encaixe no seu estilo de vida e se adapte à sua rotina.

Tempo

Um dos critérios que você deve levar em consideração na hora de adotar um pet é o tempo que você tem disponível. Alguns animais existem muita atenção do seu dono e precisam de passeios. Um gato, por exemplo, é independente por natureza e não precisa de cuidados constantes. Eles também não se importam de passar um tempo sozinhos enquanto você trabalha.

Já os cachorros preferem a companhia de seus donos, mas há diferenças entre as raças. Algumas lidam bem com períodos de solidão, outras nem tanto. O Pug, por exemplo, não gosta de ficar muito tempo sozinho e pode sofrer até de depressão. Já o Shih Tzu e o Schnauzer conseguem passar horas sem a presença do dono.

Os aquários com peixes de água doce não demandam atenção constante, mas precisam de cuidados básicos como verificação e troca de água, alimentação regular e limpeza. O peixe Betta exige poucos cuidados e exige menos tempo. A tartaruga também entra para a lista de animais mais independentes de seus donos.

O ferret ou furão é o animal ideal para quem tem tempo sobrando. Além dos cuidados básicos, eles são muito brincalhões e adoram carinho, por isso precisam de muita atenção do seu dono.

como-exercitar-seu-cachorro-dentro-de-casa-cachorros-fofos.jpg

Atividades

Você prefere atividades ao ar livre ou é mais caseiro? A resposta para essa pergunta influencia diretamente na escolha do seu pet, já que alguns deles precisam de atividades constantes, ao contrário de outros, que preferem o conforto do lar.

A maioria das raças de cachorros gosta de correr, brincar e precisam de atividades. Além disso, muitos precisam de passeios diários para fazer suas necessidades. Por isso, considere seu estilo de vida e seus gostos na hora de adotar um cão.

Os gatos, por sua vez, não precisam que o dono os leve para realizar atividades. O hamster também é uma opção para quem não tem tempo e não gosta de praticar muitos exercícios físicos, já que eles brincam e fazem suas atividades sozinhos.

Espaço

O espaço disponível para seu pet é muito importante na hora de fazer sua escolha. Alguns não precisam mais do que um cantinho, mas outros precisam de um quintal ou de uma casa ampla, com possibilidade de correr e brincar.

Se você mora em um apartamento pequeno, desconsidere as raças de cães grandes e os ferrets, ambos gostam de se exercitar e brincar muito, por isso precisam de um espaço extra.

Já as raças de cachorros pequenas não exigem tanto espaço. Os gatos, hamsters, peixes e aves também são uma boa opção para quem não dispõe de grandes áreas. Além disso, esses pets são mais disciplinados e não se comportam melhor em espaços pequenos.

url.jpg

Compromisso

Alguns animais de estimação exóticos, como tartarugas e papagaios, têm uma expectativa de vida que significa que eles provavelmente irão sobreviver mais que cães e gatos - e até mesmo que seus donos humanos. Eles também podem crescer muito mais que quando você os adotou.

Os ferrets têm uma expectativa de vida média de cinco anos, o que é um tempo curto se comparado ao cachorro, que pode viver em média até 12 anos. Os gatinhos podem durar de 15 a 20 anos.

Ao adotar um bichinho, você está se comprometendo a acompanhá-lo e cuidar dele até o fim de sua vida. Por isso, ao escolher seu pet tenha em mente a expectativa de vida e a responsabilidade que você está assumindo.

 
 
 

Comments


bottom of page