Novo Hamburgo: estrutura de educação em destaque
- Jornal Canudos
- 7 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

Inauguração da Escola João de Barro
Uma das áreas de destaque da administração de Novo Hamburgo pode ser considerada a educação. A afirmação é sustentada por uma série de fatores comparativos e de exclusividade dos profissionais hamburguenses. Atualmente o sistema administra 85 escolas, sendo que 10 delas foram entregues à comunidade nos últimos quatro anos. À disposição dos 23 mil alunos, estão também estruturas adequadas, prédios e salas que buscam a inclusão e o conforto para o aprendizado daqueles que serão o futuro da cidade. O número de professores concursados também aumentou, além do cumprimento de um terço de hora/atividade e a comprovada maior remuneração da área na região.
Do total de 23 mil alunos, 6 mil são atendidos na Educação Infantil, sendo que Novo Hamburgo cumpre com sua obrigação de atender a todos os alunos em idade estipulada pelo Ministério da Educação. Os outros 17 mil são estudantes da faixa do Ensino Fundamental, setor no qual Novo Hamburgo foi vencedora do Prêmio Inovação em Gestão Educacional, do Ministério da Educação (MEC), pelo projeto do Pacto pela Aprendizagem.
Ainda referente à estrutura das escolas Municipais, conta-se a experiência pioneira que abrange as EMEFs Marcos Moog e Pres. Getúlio Vargas, onde todos os professores e alunos receberam da Prefeitura um notebook do programa MundiNHo (Um Computador por Aluno). Em 2015 as duas escolas receberam novos equipamentos. Em outras escolas também há salas de recursos multifuncionais (46), laboratórios de aprendizagem (50), que atende 2,5 mil estudantes, o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), com 400 estudantes atendidos, além dos laboratórios de informática e quadras poliesportivas. Neste último quesito, a Prefeitura construiu 20 novas quadras nos últimos quatro anos.

Mais Educação é mantido
Um dos principais programas de contraturno escolar e que é destaque nos últimos anos em Novo Hamburgo é o Mais Educação. Mesmo com repasses em atraso pelo Governo Federal, o Município foi um dos únicos a manter o programa, que atende alunos com oficinas de educação em diferentes temas, seja na temática artística e cultural, quanto esportiva. A ação continuará sendo mantida pela Administração, garantindo a continuidade e a projeção de destaque no número de alunos atendidos no período contrário às aulas normais.
Escolas: 85
Estudantes: 23 mil
Educação infantil: 6 mil
Ensino fundamental: 17 mil
Sala de recursos multifuncional: 46
571 alunos com deficiência
Laboratório de aprendizagem: 50
2.500 mil estudantes atendidos
NAP - Núcleo de Apoio Pedagógico
400 estudantes atendidos
Quadras poliesportivas novas: 20
Comments