top of page

Iluminação pública e fornecimento de água ficam mais caros

  • Foto do escritor: Jornal Canudos
    Jornal Canudos
  • 7 de mai de 2015
  • 1 min de leitura

DSC_1904.JPG

Desde o início do ano os hamburguenses já vêm sentindo no bolso os reajustes das tarifas de energia elétrica. Em fevereiro foram quase 40% de aumento para todos os clientes da AES Sul, em março mais 5%, além das bandeiras que entraram em vigor e pesaram no valor da conta de luz. Agora, no sábado, dia 25, entrou em vigor a nova taxa de iluminação pública, com aumento de 42,14%. Mas a conta de luz mais cara não é mais a única preocupação: na sexta-feira, dia 24, a Comusa anunciou um reajuste de mais de 8% nas tarifas de fornecimento de água.

A Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP) é reajustada anualmente e nesse ano sofreu influência do acréscimo nas taxas cobradas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela alta nos serviços da AES Sul.

A taxa de iluminação pública é cobrada na conta de luz e varia conforme o tipo de estabelecimento e consumo mensal. Os valores são regulados conforme: agente regulado, comercial, consumo próprio, Poder Público e residencial. O consumidor residencial, que pagava R$ 3,98, agora passa a pagar a taxa de R$ 5,65.

Já o aumento de 8,13% na conta de água foi estabelecido conforme a variação no índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA/IBGE. Os novos valores repassados variam de acordo com a faixa de consumo. A Comusa atende atualmente a 81.283 economias, sendo 87,7% de residências e 4% são de famílias que utilizam a categoria social.

 
 
 

Comments


bottom of page