A colorida cozinha mexicana
- Gastronomia
- 7 de mai. de 2015
- 4 min de leitura

A cultura do México pode ser representada por uma mulher que revolucionou o mundo das artes: Frida Kahlo. Intensa, fiel às tradições de seu País e com uma obra que marcou o mundo todo, ela encarnava dos pés aos pincéis a cultura mexicana: nas joias e roupas, flores enfeitando os cabelos, objetos de devoção a santos populares, mercados de rua e comidas apimentadas, além dos quadros cheios de poesia, dor e cor. Assim também é a culinária mexicana, que traz consigo não só os sabores, mas as raízes de seu povo.
A comida mexicana é, em sua maioria, cheia de temperos e de pimenta. Com a possibilidade de temperaturas que chegam aos 50°C, os mexicanos acreditam que comer muita pimenta equilibra a temperatura do corpo, fazendo com que a pessoa não sinta o efeito do calor.
A força dos temperos e os ingredientes variados são o resultado da influência das tradições nativo-americanas, incluindo astecas e maias, combinadas com a culinária introduzida pelos colonizadores da Espanha. A base da comida mexicana é composta por três produtos: milho, feijão e chili, um tempero feito com pimenta, orégano, alho e cominho.
No México a diversidade de pratos é muito grande. Entre as opções do país estão: burritos, carnitas, nachos, guacamole, pico de gallo, quesadilla, salsa, tacos, tortillas, entre outros. Já a tradicional bebida do país é a tequila.

Olé
Em Novo Hamburgo, cidade tradicionalmente conhecida por sua cultura alemã, a culinária mexicana também tem vez. O Olé Armazém Mexicano chegou à cidade há 6 anos e vem fazendo sucesso entre os hamburguenses.
Ivo Rizzardi, proprietário do Olé, conta como surgiu a vontade de trazer os sabores do país para a região. “Eu e minha esposa Silvana Timmers Zambon moramos por três anos no México, onde pudemos conhecer muito da cultura e gastronomia. Ela já tinha experiência com restaurantes em Porto Alegre, e quando retornamos para cá não tivemos dúvida de que seria uma ótima opção”, conta.
Mas a proposta do restaurante não se limita a oferecer pratos típicos, a cultura em nenhum momento de separa dos sabores. “Nossa proposta sempre foi a de harmonizar o ambiente, a cultura e a gastronomia. Hoje nós oferecemos uma temática, com entretenimento e culinária, é uma experiência completa”, completa Ivo.
Nas noites de quarta-feira acontece a Noche de Las Chicas, que oferece mojitos gratuitos para as mulheres até as 22 horas. Além disso, a noite conta com show temático Olé Bongo, que é um musical festivo com personagens e músicas típicas. A terça-feira é oficialmente a Noite Latina no restaurante, e as sextas e sábados são marcados pelo show dos Los Mariachis. “Todos nossos eventos são para aproximar a cultura mexicana, tudo aqui é pensado para isso, até mesmo a decoração em seus mínimos detalhes”, afirma Silvana.
O Olé funciona na Rua Silveira Martins, 711, no Centro. O almoço é servido de segunda a sábado, das 11h30 às 14h30. Já o jantar é de segunda a sábado das 18h30 às 23h30. O fone para contato é (51) 3036.2036 ou 3279.8828
Pratos típicos

Guacamole: é composto por abacate, tomate, suco de limão, cebola e alho. O guacamole é
uma receita que teve um grande impacto na história da culinária e foi inventada pelos astecas por acreditarem na força do abacate, já que tem um alto teor de gordura, e assim, uma ótima capacidade de fornecer energia, além de ser considerado afrodisíaco. Tradicionalmente é servido acompanhado de nachos ou de burritos.

Tortilla: a tortilla, massa feita de milho, originou muitas outras comidas mexicanas, como o taco e o burrito. E esse prato também possui variações, como a tortilla espanhola, que é feita com batata e ovos. Ela pode ser servida fria, quente, frita ou tostada.

Taco: o taco costuma ser preparado com a tortilla, à base de milho, recheado com alguma carne, queijo, alface e às vezes tomate. É ótimo para servir como lanche e é bastante saboroso.

Nachos: os nachos podem ser feitos com a tortilha de milho frita. O resultado é bastante crocante e pode ser servido com queijo cheddar derretido, pimenta e às vezes carne moída.

Burritos: o burrito também é preparado com a massa de tortilla. A diferença para o taco é que o burrito é servido enroladinho e os recheios também variam. Ele pode ser recheado com carnes, queijo, tomate, feijão, chilli, entre outros.

Quesadillas: consiste basicamente uma tortilla de trigo com alguma variedade de queijo típico, ou comum no México. É dobrada em uma chapa ou frigideira, até que o queijo derreta.
Para fazer em casa

Guacamole para acompanhar nachos
Ingredientes:
3 abacates (sem casca nem sementes) cortados em cubos Suco de 1 limão ½ colher de sal ½ colher de cominho ½ colher de pimenta caiena ½ cebola picada 2 tomates picados, sem sementes 1 colher de coentro fresco picado 1 dente de alho picado
Modo de preparo:
Em uma tigela grande combine os abacates com o suco de limão e misture bem. Adicione o sal, o cominho e a pimenta caiena, misturando bem.
Agora adicione a cebola, os tomates, o coentro e o alho. Deixe na geladeira durante 1 hora. Uma dica é servir com nachos, que podem ser comprados prontos no mercado.
Comments