Grupo hamburguense recebe Prêmio Empreendedor Cultural
- Jornal Canudos
- 8 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
A segunda edição do Prêmio Empreendedor Cultural, oferecido pela AES Sul, premiou o projeto Oficina de Confecção de Caixas de Teatro Lambe-Lambe da companhia hamburguense de teatro Entre Linhas. A entrega do prêmio aconteceu no dia 26 de março, na sede da AES Sul, em Porto Alegre.
O projeto premiado trata da realização de oficinas para formação de novos artistas de teatro lambe-lambe. Envolve a confecção de caixas de teatro lambe-lambe, que lembram os antigos modelos de câmeras fotográficas, para a realização de peças teatrais vistas em apresentações exclusivas, ou seja, um espectador por vez acompanha cada encenação. A companhia realizará oficinas em Novo Hamburgo entre os meses de julho e setembro com pessoas interessadas na modalidade teatral. Na oficina, os alunos aprenderão a construir suas próprias caixas de teatro lambe-lambe, e também serão qualificados a atuarem como atores para as peças. A carga horária total do curso será de 40 horas.
Todo o desenvolvimento das oficinas visa a realização do I Festival Internacional de Caixas de Teatro Lambe-Lambe, promovido pela Companhia de Teatro Entre Linhas e Imago Produtora, e que ocorrerá após o curso, reunindo artistas brasileiros e de países como Uruguai, Argentina, Chile e México. O festival está neste momento em fase de captação de recursos, e ainda não tem data definida. O projeto do Festival foi aprovado pela Lei Rouanet, e está buscando empresas parceiras que doem parte do seu importo devido para a realização do evento. Para saber como doar ao projeto, o contato é aliceribeironh@gmail.com.
O que é? O teatro lambe-lambe dispensa os palcos tradicionais e apresentam suas histórias dentro de caixas. Tudo o que envolve este tipo de apresentação está no formato miniatura: o tamanho das caixas, os bonecos, o tempo reduzido (geralmente em torno de dois minutos), a quantidade de público, que varia entre um e três na plateia, e o espaço físico ocupado por elas. A arte lambe-lambe ainda é inovadora, mas já é considerada genuinamente brasileira.

Da esquerda para direita: João e Alice Ribeiro, da Cia Entre Linhas, Luana Kodhja, da Imago Produtora, e o diretor da AES Sul, Antônio Oliveira.
Comments