Estacionar na calçada, nem pensar!
- Jornal Canudos
- 6 de abr. de 2015
- 1 min de leitura
Algumas ruas e locais da cidade têm a faixa exclusiva amarela, onde é proibido estacionar. As faixas são pintadas por vários motivos: falta de espaço, local impróprio, rua estreita. Mas alguns “espertinhos”, sempre acabam tentando burlar a lei.
Um dos exemplos diários acontece em frente ao Museu Ernerto Frederico Scheffel, em Hamburgo Velho. O local tem faixa amarela pois, além de ser em frente ao Museu, a rua é estreita, e o estacionamento acabaria impedindo a passagem de outros veículos. Alguns motoristas costumam resolver o seu problema causando problemas aos pedestres: além de estacionar em faixa amarela, colocam metade do carro sobre a calçada.
Nesse tipo de situação, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), são duas infrações. A primeira: estacionar na calçada ou sobre a faixa de pedestre, canteiros centrais, gramados ou jardins públicos: infração grave. Multa de R$ 127,69, remoção do veículo e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A segunda infração: estacionar em local proibido: estacional em local proibido. Infração média. Multa de R$ 85,12, remoção do veículo e 4 pontos na CNH. O Denatran explica ainda que a pintura amarela horizontal é complementar à sinalização vertical (placa de proibido estacionar).

Comments